Eu amo o natal! Como não amar? É o feriado mais lindo do ano, comemoramos o dia em que nasceu o amor, o perdão e a felicidade eterna. É uma época pra se reunir com quem se gosta ao redor da mesa e compartilhar motivos de agradecimento e, é claro, comida!

Esse é o meu terceiro natal aqui no país porém, é o primeiro em que eu vou ser a anfitriã (para quem quiser ler o post do meu primeiro natal em Doha basta clicar aqui). Eu não sou um ás na cozinha, faço o básico, nada digno de uma ceia de natal. Eu já estava ficando preocupada e já tinha passado o bastão da cozinha pro Thiago quando eu recebi o convite do Shangri-la Doha Hotel para participar de uma aula de culinária com o Chef Executivo Ryan Sonson e o tema da aula não poderia ser melhor: como preparar o Menu para a ceia de natal.

Conhecendo o Chef Executivo do hotel o simpatissíssimo Ryan Sonson.
Conhecendo o Chef Executivo do hotel o simpatissíssimo Ryan Sonson.

O Chef preparou um menu típico americano o que por si só já foi totalmente diferente para mim. Ele deu várias dicas práticas que eu já trouxe para o meu dia a dia, como fazer caldo de legumes ( tipo aqueles que a gente compra em cubinho) em casa e congelar para fazer sopas, arroz etc com mais sabor por exemplo.

A aula começou ás 8:30 da manhã e durou até ás 1:30 da tarde e cozinhamos a ceia completa composta de entrada, prato principal e sobremesa. As misturas de sabores eram tão loucas que, olhando o menu, minha cabeça sem muitas experiências gastronômicas, não estava levando fé que ia dar certo. No fim da aula almoçamos todos juntos o que preparamos e, para minha surpresa, ( ok não tão surpresa assim! O cara é profissional há mais de 22 anos!) a comida estava deliciosa!

Chef Executivo Ryan Sonson caprichando no óleo vegetal =)
Chef Executivo Ryan Sonson caprichando no óleo vegetal =)

De entrada fizemos uma sopa de abóbora com cobertura de chantilly salpicada por biscoito Amoretto (Butternut squash soup with sambuca chantilly), para o prato principal cozinhamos o peru  recheado mais gostoso que já comi na vida, acompanhado de couve-de-bruxelas com bacon ( brussel sprouts), purê de cenoura branca ( parsinip puree), molho de cramberry (cranberry sauce), molho para o peru (gravy) e batata doce com queijo Mascarpone (sweet potato with Mascarpone cheese) flambada com molho de caramelo (Saltaed caramel sauce); para sobremesa tivemos pudim de pão com moranga ( pumpkin bread pudding) que, embora tenha o mesmo nome, não parece nenhum um pouco com o pudim de pão que fazemos no Brasil.

A turma vidrada nas explicações.
A turma vidrada nas explicações.

 

Aqui em Doha não é fácil de achar os ingredientes que estamos acostumados a usar na nossa ceia de natal. Nada de tender, pernil, chester ou peru a vontade no mercado pra vender. Como eles são muçulmanos eles não comemoram o natal que é só mais um dia como outro qualquer por aqui. Eu, inclusive, vou trabalhar dia 25 🙁 , a ceia aqui em casa vai ter que ser tranquilinha e no dia 24, porém teremos o mais importante: comunhão, amizade e comidinha S2!

Ansiosa para o almoço !!
Ansiosa para o almoço !!

Uma dica que o Chef deu para quem mora por aqui é buscar ingredientes nos mercados mais especializados como Monoprix e Mega Mart, esses mercados são mais caros porém sempre têm mais variedade de produtos a oferecer. Eu vi peru pra vender também no Lulu, a embalagem era meio diferentona e não vi aquele termómetro que usamos pra saber quando o peru tá pronto.

img_7627
Ao fundo a redução do vinagre balsâmico estava rolando solta S2

Embora eu tenha pegado todas as dicas para fazer uma chiquérrima ceia de natal não sei se vou conseguir preparar tudo aqui em casa. Primeiro porque o meu forno é pequeno e o peru é uma ave muito grande, segundo porque esse peru demora pelo menos 36 horas para ficar pronto entre preparar o líquido de marinar, marinar e assar o danado e eu tô sempre enrolada nessa minha vida.

Para alegria dos meus convidados a cozinha do Shangri-la vai preparar essa ceia que eu acabei de descrever ( entre outras coisinhas natalinas) e vender para quem quiser ter em casa. Para fazer os pedidos basta entrar em contato pelo e-mail doha.dining@shangri-la.com ou pelo telefone 4429-5295 com antecedência de até dois dias (como eu disse o peru demora muito pra ficar pronto!).

Delícia S2 Lá na página do facebook tem um videozinho do prato que foi servido =)
Delícia S2
Lá na página do facebook tem um videozinho do prato que foi servido =)

Ah! E para quem quiser levar os pequenos para um encontro com o bom velhinho, o Papai Noel vai estar no lobby do Shangri-la dia 24/12 ás 7:30 pm e dia 25/12 12:30 pm!

E em Doha tem natal? Tem sim senhor! Tem natal onde quer que exista um coração grato disposto a celebrar a vida! Para todos os meus leitores eu desejo um feliz natal, que a paz e o amor nasça no coração de cada um de vocês!

Beijo grande!

 

 

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *