Depois de 3 anos de Qatar eis que, mais uma vez, estou colocando a vida na mala e  dizendo adeus para uma parte importante da minha história. 

Eu não aprendi dizer adeus, não sei se vou me acostumar… a mudança é boa, mas a despedida é a pior parte. Eu sou apegada, as pessoas, as coisas, aos lugares, é difícil praticar o desapego. 

Eu não tenho nada a dizer, só mesmo o silêncio vai falar por mim, eu sei guardar a minha dor e apesar de tanta dor vai ser melhor assim. A dor de saber que talvez seja a última vez que estou comendo no meu lugar favorito, a dor da despedida dos amigos que fiz aqui. 

Durante a minha vida de expatriada experimentei muitas vezes o “adeus”. Dei adeus a vida de solteira e a casa da minha mãe; a minha profissão e aos meus amigos. Agora me despeço da Thais DesbravaDoha. Vai ser melhor assim, eu sei! Dei o melhor de mim, cumpri o meu papel, nunca fiz nada que violasse o que eu acredito. Vou com o coração leve e com a certeza do dever cumprido. Novas aventuras virão, novas terras a desbravar. 

dsc_1933

Não aprendi dizer adeus mas tenho que aceitar que amores e casas vem e vão, e que sou ave de verão, eu tenho que deixar essa terra que tantas alegrias e experiências me deu mas não fiquem preocupados eu serei feliz! Como meu marido disse no dia do nosso casamento ” lar é onde eu vou deitar a cabeça ao lado da sua”. Ele recebeu uma oferta de trabalho que será melhor pra ele  e onde ele for para lá irei porque o meu lar é ao lado dele. 

E mesmo depois de tantas despedidas,  dos amigos que vi partir eu ainda não aprendi dizer adeus, eu vou com lágrimas no olhar e se o adeus me machucar sei que o inverno vai passar e apagar a cicatriz. 

Doha me deu muito! Me reinventei, me descobri. Aprendi muito mais do que ensinei. Lembrarei com carinho e levarei na mala e no coração as pessoas que conheci, as boas histórias que ouvi e vivi, porque isso foi o que me transformou no que sou hoje: uma mulher forte, corajosa, cosmopolita. 

O blog foi, e é uma terapia. Ele me conectou com o mundo. Ele foi uma janela de realidade. Quando eu achava que estava sozinha, desbravadores de todo Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde vinham me mostrar que eles tinham as mesmas dúvidas e medos que eu. A troca foi profunda e transformadora. O exercício da empatia também, pude conviver com tanta gente diferente de diversos lugares do globo que hoje já não consigo generalizar uma situação.

Estou de partida, porém não deixarei de escrever, mando notícias do mundo de lá (que exagero, só estou indo para Dubai!) sempre que puder e Doha não ficará órfã. A Mariana do Mari Mundo Afora virá para somar no time DesbravaDoha. Recebam ela com carinho, ok? 

img_9940

Completo essa despedida dizendo que vou chorar, desculpe mas eu vou chorar… E como eu não sei dizer adeus me despeço com um até breve Qatar e sigo com a esperança de um reencontro. 

Esse texto foi descaradamente escrito ao som sertanejo lamentoso ( e perfeito para ocasião) de Leandro e Leonardo. 

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

11 comments on “Não aprendi dizer adeus”

  1. Um desbravador não se intimida com o novo, nem limita a caminhada, siga em frente com novas aventuras para nós, que o Senhor Jesus te guia onde quer que andares. Beijos. Amo!

  2. Olá Taís, Tenho uma filha de 17 anos que mora em Sydney e precisa ir aos Estados Unidos sozinha. Ela é acostumada a viajar só. Eu olhei a passagem pela Qatar airways e esta com bom preço. Mas estou um pouco temerosa dela viajar sozinha e fazer transito em Doha num país Islamico. Eles só oferecem acompanhamento para crianças até 15 anos. Será que ela estará segura no aeroporto de Doha? Tem que ficar lá por 5 hrs. Obrigada

    • Oi Val! Pode ficar tranquila. O Qatar é um dos países mais seguros do mundo e o aeroporto já foi eleito um dos melhores do mundo, não tem com o que se preocupar. A única dica que te dou é quanto ao código de vestimenta, nada muito curto ou decotado. No mais pode enviar ela sem medo. Grande abraço!

  3. Você indo embora e eu chegando em Doha.
    Tem 8 dias hoje que cheguei em Doha, vou morar aqui por 4 anos.
    Aprendi muita coisa aqui no seu blog.
    Que Deus te abençoe onde quer que você vá….e conta pra gente pra você vai, se vai rolar posters novos aqui e no instagram.

    Super Bju e sucesso sempre em tudo que você fizer.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *