Completei 28 primaveras no último mês e, por estar as vésperas de completar também dois anos em Doha decidi que tinha motivos de sobra para comemorar. Claro que a comemoração foi bem menor do que a que eu gostaria de fazer, adoro uma festança, não nego.

Planejei uma reunião para 15 pessoas aqui na sala do meu apartamento, afastei os móveis, fiz uma seleção das mais diversas músicas (sou bem eclética) e parti para decidir cardápio e decoração.

Só as meninas S2
Só as meninas S2

A coisa mais horrível do mundo e você querer comprar algo e não saber onde encontrar, dá vontade de arrancar os cabelos de raiva! Em Nova Iguaçu, minha cidade, eu sabia exatamente as lojas e se ia ter ou não alguma coisa. E se não tivesse era só ir no Centro do Rio, ou em Madureira ou sei lá onde. Mas eu sempre sabia onde encontrar.

Aqui foi tenso. As lojas destinadas aos expatriados são as de shopping, nas de rua ninguém fala inglês, a criatividade ganha espaço. Leve seu celular para mostrar a foto do que você quer. Essa é a dica número 1 de compras aqui no Qatar.

Fiz tudo muito simples, porém de bom gosto. Tive a ajuda da amiga, arquiteta e decoradora Manoela Abreu em cada detalhe. Foi ela também que ficou do meu lado quando eu tive uma crise de choro porque não achei tule #dramaqueenmodeon.

Decidi fazer esse post para mostrar o caminho das pedras para quem quiser fazer uma festinha aqui por conta própria e também para ninguém mais precisar chorar por conta de tule. hahaha

1- Fazendo as bandeirinhas

Pouca gente sabe ou já viu, mas atrás do Fanar, próximo ao Souq Waquif, tem um shopping popular que é cheinho de armarinhos e lojas de tecido chamado Souq Al Ansari. Foi lá que eu comprei o barbante (Qr4,00) e os tecidos de algodão (QR30,00 o metro do estampado e QR15,00 o liso) comprei meio metro de cada e sobrou muito. Meu marido fez a fonte bem bonita pra mim, imprimimos e Manoela com seu talento para coisas artesanais recortou e colou tudinho com cola branca. Tcharam! Uma bandeirinha  fofa com seu nome para o painel está pronta!

DSC00198

2- As lanternas de bolinha

Depois de todo estresse com o tule que eu planejava usar para fazer bolinhas para decoração, decidi comprar essas lanternas japonesas fofas (QR 9,00 cada) na Daiso loja cheia de bugingangas úteis e inúteis. Esse paraíso de quinquilharia fica dentro do Gulf Mall. Penduramos as três lanternas rosas de bolinhas turquesas no teto com fita adesiva e barbante.

Só pra constar, lá no souq Al Anseri tinha tule, mas ai eu já tinha comprado as lanternas =P

Hora do parabéns... não tenho nenhuma outra foto das lanternas mas dá pra ter uma ideia. =)
Hora do parabéns… não tenho nenhuma outra foto das lanternas mas dá pra ter uma ideia. =)

3- Objetos decorativos

Andei bastante até encontrar as coisas que achei que combinariam com o que eu estava pensando. Comprei o prato de bolo grande de vidro (QR 53,00), os pequenos brancos (QR 15,00 cada), o bowl branco (QR20,00), o porta limão que usamos para colocar florzinhas (QR 5,00) e a as garrafas de vidro onde coloquei suco (QR 7,00 cada) na Al Rawnaq papelaria. Essa loja é pertinho de onde moro, é subterrânea atrás do KFC em Bin Omran.

Comprei o candelabro de borboletas (QR 18,00) na Al Sheeren que fica também próxima ao KFC de Bin Omran. Também é possível acha-lo na Expo Centre que fica dentro do City Center Mall, acredito que seja a mesma loja. Lá também dá para encontrar diversos artigos de vidro, outros tipos de pratos de bolo, pedestais, painel de folhas etc e, o melhor, tudo a preço popular.

A lanterninha, os vasos de metal, as plantinhas verdes, a toalha de mesa, os pratos e o porta guardanapo eu comprei na IKEA, essas coisas são de uso e fazem parte da decoração da minha casa no dia a dia. Na IKEA também dá para achar diversos itens que podem ser usados na decoração de festas.

DSC00192

Na Daiso (onde comprei as lanternas) comprei as rosas brancas que ficaram dentro do regador este por sua vez eu trouxe do Brasil, usei na decoração do meu casamento S2.

As garrafas que coloquei na mesa de canto são da cerveja Delírium, eu lavei e coloquei umas florzinhas compradas na IKEA, gostei tanto que foram incorporadas a minha sala.

Comprei as velas no Carrefour. A do bolo, que era a minha cara, uma bailarina pançudinha (QR 10,00), as pequeninas que coloquei na lanterna e no candelabro (QR 15,00 um pacote com 100) e as grandes que são velas aromáticas (QR 14,00 cada). Uma das velas que usei ganhei em um evento da Tanagra loja de decoração de luxo no Villaggio.

O dispenser de água saborizada (QR 69,00) ganhei de presente, ele deu todo um charme para a mesa, foi comprado na Home Centre que tem lojas espalhadas por todo Qatar. Lá também comprei a tábua de madeira (QR 35,00) onde coloquei os queijos.

DSC00191

As florzinhas de papel que coloquei na mesa do bolo entre os docinhos faziam parte de um potpourri aromático que comprei na IKEA há muito tempo atrás, não lembro quanto custaram.

4- Comes e bebes

Meu bolo não estava só lindo, era também gostoso. Massa de chocolate com recheio e cobertura de baunilha que pedi para ser rosa claro. Esse bolo maravilhoso (QR 179,00) é da Magnólia Bakery que fica no Ezdan Mall ou no Dar Al Salam Mall. O atendimento deles também é ótimo, são super profissionais e sempre dão amostras das delícias que são feitas por lá. #gordinhafellings

DSC00269

Eu mesma fiz os docinhos, brigadeiros e beijinhos. Para a quantidade de convidados calculei 2 latas de leite condensando para os brigadeiros e uma para os beijinhos. Leite condensado da Nestlé (Qr 6,00 a lata) é vendido no Carrefour. O granulado (Qr 4,00) foi mais complicadinho encontrar o que eu queria, que é o clássico, por fim achei no Mega Mart na última prateleira dos confeitos, ufa.

Os biscoitinhos amanteigados (QR 35,00 100 biscoitos) que foram para a mesa, comprei com a Vivian, que é a brasileira responsável pela Unique Sweets. Uma delícia.

Na mesa dos salgados tinha queijos de tipos diversos (camembert, brie, parmegiano reggiano, grana padano e gorgonzola), frios variados (peito de peru, mortadela de carne, salame), sanduíches de pasta de atum, bolo de pão de queijo ( os ingredientes trouxe do Brasil), lombinho fatiado, torradas e patê de azeitona preta com iogurte.

DSC00180

Para beber, sucos naturais (QR 20,00 a garrafa de 1,5 litro) comprados no Lulu Juice Stall que também fica aqui perto da minha casa em Bin Omran, vinho, cerveja e água saborizada de limão siciliano e menta.

As bebidas alcólicas e a carne de porco foram adquiridas no QDC. É preciso ter a licença especial para poder comprar.

DSC00178

5-  Outras informações, lugares e fornecedores

Também é possível encontrar itens de decoração e tecidos no Souq Waquif, Dragon Mart e a Ansar Galery. Tudo é questão de ter paciência e saber procurar.

Outro lugar para se encontrar diversos itens de festa é a Kingdom Party em Musheireb, lá tem desde fantasias e balões de gás até a itens mais elaborados.

Se quiser um gostinho brasileiro nas comidinhas da sua festa, encomende com a Cláudia Sabor do Brasil uns salgadinhos e docinhos gostosos.

Todos os itens de papelaria foram adquiridos na Al Rawnaq e as plaquinhas foram hand made, gosto desse estilo. Mas se preferir imprimir em gráfica existe uma gráfica rápida em West Bay  na Al reem Tower, em frente ao Intercontinental the City, chamada AST Digital Print Center.

Não usei flores naturais na minha festa, por muitos motivos, o principal é por ser muito caro. Mas se essa for sua escolha existem diversos lugares onde se pode encontrar: Carrefour, Larissa (ao lado do KFC Bin Omran), uma loja de flores no Landmark Mall.

Existem também vários artesãos (inclusive brasileiros) que vendem bonequinhos de pano e outras coisas que podem ajudar a montar a decoração da sua festa de acordo com a sua criatividade.

Desbravar é descobrir até o que está escondido, é saber onde encontrar o que se procura é ter a segurança de andar vendada onde quer que seja. A verdade é que só dá para se sentir em casa quando não temos mais medo do desconhecido, Doha é meu lar S2

Agora é só fazer a festa =)
Agora é só fazer a festa =)

 

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

1 comment on “Fazendo a festa – Saiba onde encontrar os itens para decorar sua festa sem gastar muito”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *