Uma das maiores preocupações de quem muda de país é saber se os filhos vão se adaptar, se vão conseguir estudar em uma boa escola… enfim, se vai dar tudo certo para os pequenos.

Recebo sempre no meu e-mail dúvidas de pessoas quanto as escolas aqui no Qatar, selecionei as perguntas campeãs e como não tenho filhos e não passei por essa experiência, pedi a ajuda da brasileira Débora Luiza que mora em Doha há quase 8 anos e trabalha no ramo para buscar algumas respostas.

Deborah mora em Doha há 7 anos e 9 meses. Trabalhou por 6 anos na Newton Int’ School e atualmente trabalha na ASD.

As escolas no Qatar são boas? Quais são as melhores?

As escolas consideradas melhores no Qatar: (escolas estão enumeradas sem ordem específica)

ASD – American School of Doha (PK to 12)

Doha College (Rec to 13)

DES – Doha English Speaking School (Rec to Yr 6)

Park House

Doha British School

International School of London

COMPASS

ACS – American Comunity School

Sherborne

As escolas abaixo são novas mas tem boa reputação em outros países.

GEMS

Finland School

Algumas opções para os recém chegados

Newton international School – D-Ring

Newton International School – Lagoon

Newton British School – Al Waab

Newton British Academy – in Barwa City

Newton International Academy – In Barwa city

American Academy

Al Jazeera

É difícil conseguir uma vaga?

Nas boas escolas é realmente muito difícil. Na verdade, atualmente tem sido muito difícil conseguir vagas. Algumas dessas escolas selecionam os candidatos de acordo com o passaporte/ nacionalidade.

Depois a preferencia é por siblings (caso haja irmãos já matriculados na escola).

Há também a questão de vagas por empresas. Algumas empresas como Qatar Gas, Qatar Petroleum, Exxon, Ras Gas que já tem vagas separadas para filhos de funcionários, o que diminui as chances de vagas.

Aconselho buscar por escolas assim que começar o processo de contratação e também preparar a criança para a prova de admissão (estudar MUITO Inglês). É importante lembrar que o Inglês ensinado nas escolas brasileiras não é o suficiente para fazer uma prova de admissão aqui no Qatar. Já vi muitos pais chegarem aqui dizendo que o filho fala Inglês, que sempre estudou, porém na hora da prova é um desastre.

Lavínia tem 11 anos e esse é o seu primeiro ano estudando fora do Brasil. Na foto ela está toda sorridente com o uniforme da GEMS.
Lavínia tem 11 anos e esse é o seu primeiro ano estudando fora do Brasil. Ela cursa a grade 6 na GEMS.

Qual geralmente é o processo para matricular uma criança na escola?

Primeiramente e necessário que se faça a aplicação. Preencher o formulário e anexar os documentos exigidos na aplicação (ficha de inscrição). A aplicação em alguns casos pode ser feita online, mas aconselho o envio de hardcopy para garantir que foi recebida. Algumas escolas cobram uma taxa logo na aplicação, independente da confirmação da criança para o teste. Outras escolas somente cobram esta taxa (que e referente ao exame de admissão) quando a criança é chamada para fazer o teste.

Só e possível confirmar a matricula da criança quando a mesma estiver com o visto de residente processado (RP) .Family visa não dá garantia de conseguir vaga em escola visto que o direito a uma vaga esta estritamente relacionado ao RP.

Sofia tem 5 anos e desde o ano passado ela estuda na Compass International School. Como veio para Doha ainda bebê estudou antes em uma creche chamada Calgary. Ela está toda sorridente de uniforme!
Sofia tem 5 anos e desde o ano passado ela estuda na Compass International School. Como veio para Doha ainda bebê estudou antes em uma creche chamada Calgary. Ela está toda sorridente de uniforme!

Qual o valor médio anual que se paga ?

Os preços variam de U$ 7,000 (QR 25.550) a U$ 20,000 (QR 73.000) por ano.

Como saber se o currículo escolar do Brasil será compatível?

As opções de currículo são Americana ou Britânica.

Caso a família retorne ao Brasil, a criança certamente terá que fazer adaptação. O currículo adotado nas escolas internacionais só para ingresso nas universidades Americanas e Europeias.

Algumas escolas tem o currículo regular para o High School (Ensino Médio), outras adotam o IB e as britânicas adotam o IGCSE (usado nas universidades Europeias, principalmente nas Britânicas).

É possível ingressar em uma universidade Brasileira com o diploma de uma escola internacional, porém é necessário que seja feita a validação do diploma.

Existem cursos de adaptação antes da inserção na escola?

A única adaptação seria o idioma inglês. A maioria das escolas não aceitam crianças que não passam na prova por falta de conhecimento no idioma. A criança que não sabe inglês é reprovada tanto na prova de conhecimento do idioma quanto na prova de matemática (sem o inglês dificilmente passa na matemática)

Alguma escola no Qatar ensina português ou em português?

Nenhuma escola ensina em Português, porem a International School of London oferece o idioma Português, visto que para o programa do IB, o aluno pode optar em fazer o exame de Idioma na língua materna.

Fred tem 17 anos e este é seu último ano na London ele será o primeiro brasileiro com diploma IB bilingue português/inglês. Foto tirada nas dependências da escola.
Fred tem 17 anos e este é seu último ano na London ele será o primeiro brasileiro com diploma IB bilingue português/inglês. Foto tirada nas dependências da escola.

A criança precisa falar árabe para estudar no Qatar?

Não é necessário saber árabe para estudar no Qatar. Todas as escolas internacionais são em Inglês.

Como ter certeza que o currículo da escola não prejudicará a criança no futuro ao tentar ingressar em uma universidade?

Caso haja interesse em retornar ao Brasil, aconselho a estudar a distancia com o currículo Brasileiro. A escola Anglo Americano (sediada no Rio de Janeiro) oferece esta opção de estudo a distancia e é a única regulamentada pelo MEC. Meu filho enquanto estudava aqui no Qatar, também estudo pelo Anglo e se formou no colegial, exatamente pois nao sabiamos ao certo o que aconteceria e queríamos garantir a opção de possiíel ingresso em uma universidade brasileira. Desta forma o processo e rápido e menos trabalhoso.

As escolas são mistas ou são separadas entre meninos e meninas?

A maioria das escolas internacionais oferecem classes mistas da pré-escola ao secundário, porém algumas escolas internacionais separam os meninos das meninas quando os mesmo entram no ensino médio. As aulas são separada entre meninos e meninas, porem o intervalo e o mesmo.

Os irmãos Lucas de 16 anos, Eduarda de 10 e Juliana de 13, chegaram em Doha em fevereiro do ano passado. Estudaram na Newton International School, pois era a única, há época, aceitando novas matrículas. Atualmente Lucas e Juliana estão no Doha College e a Eduarda na Park House. A Doha College é umas das escolas que não possui preferência para irmãos. Sendo assim todos devem passar pelo processo de esperar abrir a vaga, fazer prova, lista de espera etc.
Os irmãos Lucas de 16 anos, Eduarda de 10 e Juliana de 13, chegaram em Doha em fevereiro do ano passado. Estudaram na Newton International School, pois era a única, há época, aceitando novas matrículas. Atualmente Lucas e Juliana estão no Doha College e a Eduarda na Park House. A Doha College é umas das escolas que não possui preferência para irmãos. Sendo assim todos devem passar pelo processo de esperar abrir a vaga, fazer prova, lista de espera etc.

As crianças são obrigadas a ter o ensino religioso islâmico?

A religião Islâmica só é obrigada aos Muçulmanos.

A maioria dos professores são estrangeiros ou locais?

Os professores das escolas Internacionais em sua maioria são de origem de países da língua Inglesa.

Como saber se eles tem qualificação para a posição?

São todos qualificados pois atualmente essa é uma exigência do Supreme Education Council que verifica todo início de ano a situação dos professores, além de que no momento de se solicitar a permissão para trabalhar, esse “work permit” é emitido de acordo com a documentação apresentada pelo solicitante. Sem o diploma e qualificação, ele nao pode ser registrado como docente.

Com todas essas dicas não tem mais como ficar perdido na hora de procurar uma escola. Espero que as dúvidas tenham sido sanadas, mas caso ainda existam outros questionamento pode se sentir livre para comentar. Vida de expatriado é assim, um ajuda o outro no que pode e o DesbravaDoha está aqui para isso: ser uma ferramenta útil para a comunidade brasileira no Qatar.

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

13 comments on “Escolas no Qatar”

  1. Bom dia! Acompanho vc no face e quero muito uma ajuda em relacao a escolas. Meu marido é co-piloto no Brasil e quer se candidatar para a Qatar mas minha família é composta de 4 pessoas: eu, meu filho de 14y, meu filho de 3y e meu marido. Minha dúvida: o meu filho de 14y é somente meu, sendo enteado de meu marido e entao nao sabemos se ha alguma condicao para ele, pois quem vai tentar a vaga e ser responsavel é meu marido, que nao é oficialmente o pai, e sim de criacao. Poderia me dar o contato de alguem para que eu me informe? Obrigada!

    • Oi Erica! tudo bem?
      Olha até onde eu sei para seu filho de 14 anos ter as despesas também cobertas pela Qatar Airways você precisa de um documento judicial no qual o juiz determine que seu marido é o guardião legal dele e que diga que você e seu marido é que são responsáveis por despesas como educação e saúde. Sem esse documento a Qatar Airways não arca com os custos da educação dele o que aumentaria as despesas de vocês. Esse processo seria mais fácil se você fizesse um acordo com o pai do seu filho e levasse ao juiz apenas para homologação. De toda forma você vai precisar contratar um advogado. Cumpre ressaltar que esse documento não quer dizer que o seu filho vai parar de receber pensão do pai, apenas que você é a responsável por pagar pela educação. Espero ter te ajudado. Grande abraço!

  2. Olá! Como vai?
    Adorei conhecer o Desbravadoha!
    Sou casada e moro no Brasil. Meu marido é piloto e quer ir para Doha ou alguma cidade da Europa.
    Você que é viajada, indicaria morar em Doha? Simpatizei muito com a cidade. No meu ponto de vista, acredito que criar e educar nossos futuros filhos aí seria melhor. Ou você acha que não?
    Outra coisa, ouvimos aqui que pilotos da Qatar Airways tem todas as despesas pagas aí na cidade. Isso é verdade? Pois não conhecemos nenhum piloto que trabalha na empresa. Haveria algum lugar específica de moradia para os pilotos?
    Tenho tantas dúvidas!!! Mas por enquanto somente essas!! Não quero lhe encher!!!
    E agradeço desde já!!!
    Bjs

    • Oi Juliana! Fico feliz que você tenha gostado do blog, é feito com muito carinho.
      Doha é uma cidade muito tranquila, a vida aqui é bem pacata, é um bom lugar para se criar filhos. Claro que os pais tem que ter um pouco mais de trabalho para ensinar valores como igualdade de gênero e desigualdade social entre outras coisas. Aqui todas as crianças são no mínimo bilingues a maioria das vezes são poliglotas, o que, por si só já é um benefício inigualável.
      Os pilotos da Qatar tem bastante benefícios. Passagens com desconto, moradia ( em um dos condomínios da empresa ou um valor para que ache o apartamento que quiser), escola dos filhos até 21 anos e um salário bem bacana, pelo que sei.

      Espero ter te ajudado. Grande abraço!

  3. Thaís, a maioria dos casos acima, relatam o caso de crianças já alfabetizadas.

    Sua amiga sabe como proceder com uma criança de 4 para 5 anos, que ainda não foi alfabetizada e por tanto não consegue fazer uma prova? (E não fala inglês)

    Grato,

    • Oi Alexandre!
      A prova para crianças não alfabetizadas consiste em saber se a criança sabe segurar um lápis, uma tesoura, se reconhece o seu próprio nome ou pelo menos a primeira letra, se entende comandos básicos, sabe contar de 1 a 10 e algumas cores. Algumas escolas aceitam crianças que não falam inglês nessa idade. Mas o melhor a fazer é matricular a criança num curso de adaptação que vai prepara-la para essa prova e para a escola.

      Espero ter te respondido, grande abraço!

  4. Olá, quero ir para o Qatar você sabe se é muito difícil conseguir ir Doah e se tem muitas oportunidades de emprego? Quero juntar dinheiro durante 3 anos e voltar opara o Brasil,

    • Oi André! Não é bem assim que funciona. Para vir para Doha você já tem que vir empregado. Você pode buscar empregos aqui através dos sites dos hotéis e grandes empresas da região e também por head hunter e linkedin. A vida é bem cara e é bem complicado juntar dinheiro. Espero ter te ajudado. Abraço!

  5. oi Thais,..tudo bem querida?Adorei as informaçóes q vc vem postando,…obg!Sou fisioterapeuta,em Recife-PE,….vc poderia me informar como é a oportunidade para trabalho nessa area?e meu esposo esta se formando em engenharia civil no 2ºsemestre do ano que vem….e para ele?e temos uma bb de 1 ano e 6 meses,….como poderiamos imaginar nossa adaptação?obs:estamos na casa dos 30 e poucos anos,kkkkk
    Desde já,muito obg pela atenção!!!
    Pollyana Sá

    • Oi Pollyana! Aqui tem oportunidade para todos, porém eles preferem profissionais com mais experiência no mercado, ou seja, seu marido primeiro teria que ganhar experiência antes de buscar um emprego na região. No seu caso, você precisaria fazer uma validação de diploma e uma prova de qualificação junto ao governo para poder exercer a sua profissão. Os pequenos são os que se adaptam mais fácil. É um ótimo lugar para crianças pequenas inclusive. 30 e poucos?? são super jovens! Se joguem na vida que sempre dá tempo de tentar algo novo! Grande abraço e boa sorte!

  6. Oi Thaís tudo bem?
    Então minha dúvida é a seguinte… tenho 21 anos e estou muito tentado a ir morar em Doha pelo menos uns 2 anos. Só que queria ir para estudar como se fosse um intercâmbio porém não sei falar inglês. Você acha que consigo me adaptar rápido e tem alguma escola ou curso que ensina principiante? Rs
    Obrigado!

    • Oi Yuri! Tudo certo e você?

      Aqui eles oferecem intercâmbio mais para alunos árabes. Existem escolas de inglês, porém se você não fala árabe e nem inglês faria intercâmbio de que? rs
      Bom, se adaptar todo mundo se adapta. Sucesso no seu intercâmbio!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *