No Qatar não se comemora a chegada do novo ano. Como país é adepto do islã, segue o calendário islâmico, que é, basicamente, um calendário lunar já o que seguimos, gregoriano, é solar. Então a virada de ano acaba que não acontece no mesmo dia .

Além disso, os muçulmanos acham que a chegada de um novo ano não é nada demais e que não temos motivos para celebrar. Então nada de fogos na praia esse ano!

Dia 01/01/2015 será dia normal de trabalho para maioria das empresas públicas e privadas do país, algumas instituições financeiras, por seguirem o calendário ocidental, estarão fechadas. Só a nível de curiosidade, no calendário Hijri (islâmico) estamos no ano 1436 e a última virada aconteceu dia 25 de outubro.

Como sempre, os hotéis, pensando nos expatriados que aqui vivem, organizaram diversos eventos que custam entre QR 250,00 (R$182,40) e QR 950,00 (R$ 693,25). Eu devo virar esse ano no aconchego do lar ou na casa de algum amigo. Nada de grandes festas, mas quero celebrar de alguma forma; porque pode não ser pra eles, mas pra mim um ano novo é sempre motivo de comemoração!

eunovo

Um novo ano se aproxima, mais uma volta que a Terra dá ao entorno do sol, mais uma chance de começar de novo. Ouvi por ai que um ano só é realmente novo se você muda com ele e eu, em 2014, mudei muito!

Mudei meu status de solteira para casada, mudei de bairro, cidade e país, mudei de hemisfério! E pretendo continuar mudando, aprendendo. Acredito que viver é isso. É subir uma escada que nunca acaba, se pararmos ficamos pelo meio do caminho sentindo que algo de errado aconteceu. O segredo é seguir em frente, e, não importa o quanto doa, temos que mudar, se reinventar, ser alguém melhor e diferente a cada dia.

2014 foi realmente um ano bom, que me surpreendeu em muitos aspectos. Eu achei que talvez não sobreviveria para contar, que não seria forte suficiente, mas cá estou eu, escrevendo um blog sobre um lugar no meio do mundo que, até uns 2 anos atrás eu nunca tinha ouvido falar. Somos mais fortes e suscetíveis a mudanças do que acreditamos! Se não fosse assim, a humanidade já teria sido extinta.

Somos feitos para mudar, temos essa coisa nômade no DNA. Se adaptar a um novo clima, a nova alimentação, novos hábitos, isso faz parte do que somos, do que nossos ancestrais construíram para nós. E para provar a verdade das minhas palavras, fiz uma lista com 10 coisas novas que aprendi em 2014.

Coisa nova nº 1 – É gentil aprender algumas palavras do idioma do país em que você vai estar. Bom dia, olá, obrigada, por favor são palavras que fazem toda a diferença.

Coisa nova nº 2 – Burca é só um dos tipos de véu que as mulheres islâmicas usam, a roupa é bem mais complexa que isso. Para saber mais clique aqui.

Coisa nova nº 3 – No Brasil somos totalmente ignorantes quanto o que acontece no Oriente Médio. Ser muçulmano não é a mesma coisa que ser terrorista.

Coisa nova nº 4 – Músicas para crianças rompem barreiras territoriais. Descobri que a música do sapo na beira da lagoa que não tem rabinhos nem orelhas e a cabeça, ombro joelho e pé são cantadas no Brasil, na Suécia, no Kwait, na Jordânia, no Líbano e provavelmente no Japão também.

Coisa nova nº 5 – Ser expatriado é tipo viver na casa do BBB, suas amizades são mais intensas, suas experiências mais profundas e, quando alguém vai embora, dói e você chora de verdade.

Coisa nova nº 6 – Esfiha não é comida árabe!!! Pasmem com essa informação!! Na verdade ela vem da cozinha libanesa, e os libaneses não se consideram árabes e sim fenícios.

Coisa nova nº 7– Nunca duvide de um suco indiano. Os indianos são realmente bons em fazer misturas culinárias, manga com morango pode ser bem mais gostoso do que aparenta.

Coisa nova nº 8 – A internet de fato ajuda a unir as pessoas, falo com minha mãe todos os dias no whatsapp como se ainda morasse no quarto do lado do dela. Faço fofoca com meus amigos como se estivéssemos no mesmo ambiente! Não sei como as pessoas sobreviviam sem esse meio de comunicação e não sei como eu sobrevivia sem um smartphone !

Coisa nova nº 9 – Apresentações de Dança do Ventre foram proibidas no Qatar e em outros países islâmicos por serem consideradas haram (pecado). Todas as professoras de dança do ventre que encontrei aqui eram latinas, ou seja, dança do ventre não é mais árabe! É algo da américa latina, vide a colombiana Shakira!

Coisa nova nº 10 – Ser feliz é escolha. Podemos viver sofrendo por tudo o que deixamos para trás ou celebrando por tudo que conquistamos e ainda poderemos conquistar.

Essa lista não representou nem 1% do que eu preciso saber da vida. Só me mostrou que nem tudo o que achamos que sabemos é uma verdade absoluta, que sempre existe o outro lado da moeda. 2014 foi um ano para nunca esquecer, que venha 2015 que tenho muito ainda a prender!

Aos meus desbravadores desejo uma estrada florida, cheia de surpresas boas pelo caminho. Amigos pra partilhar as conquistas, sorrisos de felicidade e lágrimas de emoção, desejo uma vida plena e um ano maravilhoso!

carlos-drummond1

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

3 comments on “Adeus ano velho… Feliz ano novo!”

  1. Oi Tais,

    Muito legal o seu blog! Dicas super interessantes.
    Meu marido e eu iremos nos mudar esse ano pro Qatar. Eu fui em dezembro e conheci a Erika.
    Você poderia me mandar o seu email para eu entrar em contato com você?

    Beijos e obrigada 🙂

    Natalia

    • Oi Natália! Que bom que você gostou do blog! Fico muito feliz! Eu gosto muito da Erika, acho ela super alto astral!

      Espero que eu tenha te ajudado a tirar algumas dúvidas sua para mudança, quando vim pra cá não achava nenhum informação de quem vivia aqui. Meu e-mail para contato é desbravadoha@gmail.com. Espero seu e-mail! Beijo grande e seja bem vinda!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *