Uma das melhores coisas que o DesbravaDoha tem me proporcionado é conhecer pessoas. Através desse canal tenho me comunicado com brasileiros que vão vir morar em Doha, com brasileiros que vão fazer turismo e acabei encontrando os brasileiros que moram aqui há mais tempo!

Um desses encontros foi com uma brasileira que já trabalhou com moda, cake designer, festas infantis e hoje é uma das primeiras guias turísticas do qatar especializada em receber brasileiros.

Dona de um sorriso fácil e admiradora de uma boa conversa, Érika, que já mora em Doha há 9 anos, e conhece cada canto da cidade e os melhores passeios, agarrou a oportunidade de ser guia turística por acaso e não podia ter dado mais certo.

IMG_2092

A Érica possui um perfil no instagram no qual posta fotos, dicas e curiosidades do Qatar e do mundo árabe, para quem se interessou e quiser curtir o @guiadoha eu recomendo.

Depois de conhecê-la pessoalmente tive certeza que se meus desbravadores precisassem de uma ajuda profissional poderiam contar com ela. E para que todos também a conhecessem melhor pedi para que ela respondesse umas perguntas para o blog e deixasse umas dicas para a gente.

Segue a entrevista:

1-Porque você veio para o Qatar?

Meu marido é piloto e saímos do Brasil em busca de novas oportunidades de trabalho. Moramos primeiro na China e com a quebra da Varig saímos de lá direto para Doha, onde encontramos segurança, qualidade de vida e vivemos até hoje.

2- Há quanto tempo você mora aqui?

Vivemos em Doha há nove anos com nossas duas filhas, Cecília de 16 anos e Natália com 7  que é nascida aqui.

3- Qual o seu lugar preferido de Doha?

Sou encantada com toda orla da Corniche a volta do mar do Golfo Persico, onde vemos o belíssimo Museu de Arte Islâmica, Skyline ,Palacio do Emir, Mesquita do Centro Cultural Islâmico e o imperdível Souq Waqif. Quando chegamos há 9 anos atrás, o Souq era uma rua, onde ficavam os sapateiros no melhor estilo árabe e o comercio de falcões e temperos.Com o passar dos anos, este foi ampliado e repaginado e sem perder as características de mercado beduíno. Se tornou o “point” mais badalado para turistas e locais, com cafés, restaurantes ,hotéis e comercio de ouro, perolas, pashiminas e todos os artigos árabes que sonhar ,inclusive falcões! Quer se sentir nas arábias? Visite o Souq Waqif.

erikaa

4- O que o Qatar te ensinou?

O Qatar é um país com 2 milhões de habitantes sendo a minoria, qatari. A maioria são estrangeiros de diversas nacionalidades que vem trabalhar e viver por aqui.Com toda essa diversidade cultural, aprendi a derrubar preconceitos.

5-Como  o Qatar mudou sua vida?

Com tantos anos vivendo aqui, hoje me considero uma pessoa cosmopolita.

6-Qual a parte mais difícil de se viver num país do oriente médio?

A parte mais difícil é a chegada, que é a fase de adaptação a toda essa diferença cultural.

7-Você tem alguma dica para quem quer vir para o Qatar?

Sim! Muitas dicas! O Qatar é um país muçulmano e como qualquer outro com cultura tão diferente temos que ter certos cuidados. Por exemplo, se for mulher, não é necessário o uso do Hijab (vestimenta da mulher árabe), mas use o bom senso. Portanto, roupas coladas ao corpo, curtas ou transparentes não serão bem vindas por aqui. Exceto dentro dos hotéis aonde é aceitável, inclusive o uso de biquíni.  .
Outra coisa interessante é que sentar de pernas cruzadas mostrando a sola do sapato é considerado um “insulto” em países muçulmanos porque sendo os pés a parte mais baixa do corpo é também a mais suja na crença deles. Expressão de carinho, beijos e abraços em público não são bem vindos por eles e embora você possa estranhar é possível cruzar com homens caminhando de mãos dadas e se cumprimentando entre eles com beijinhos de nariz. Lembre-se, isso faz parte da cultura árabe.
É importante ter cuidado na hora de tirar fotos! Por mais que seja interessante vê-los passar com suas vestimentas, não os fotografe. Eles consideram isso uma “ofensa”. E não cumprimente árabes do sexo oposto com aperto de mão a não ser que essa atitude venha deles. E para quem está preocupado, o consumo de bebida alcoólica para turistas é permitido dentro dos hotéis e, para residentes não muçulmanos, é necessário o “liquor permit”, uma carteirinha que dá o direito de entrada para comprar no mercado de bebidas e levar para casa. No mais, fique tranquilo com relação ao idioma, o inglês é amplamente falado por aqui.

8- O que não pode faltar na mala de quem vem visitar Doha?

Na mala, embora aqui seja o lugar perfeito para comprar diversas pashiminas e com preço irresistível, traga na mala pelo menos uma, porque tanto no inverno quanto no verão o ar condicionado nos lugares em geral, estão sempre funcionando com temperaturas bem baixas. Em terra que o Sol está sempre brilhando, não pode faltar óculos escuros, filtro solar, biquíni ou sunga.

Máquina fotográfica é um item indispensável. Você com certeza vai querer fotografar muito!!! Doha é uma cidade com cenários diferentes e incríveis!!!
E caso falte algum item, não se preocupe, Doha tem Shoppings maravilhosos espalhados por toda a cidade onde encontramos marcas e grifes famosas de todo  o mundo .E não esqueça: Doha é tax free!

9- Deixe uma mensagem para os brasileiros que querem conhecer Doha

Venham visitar o Qatar e aproveitem para relaxar. Sim! E no sentido literal da palavra porque por aqui vivemos com total segurança e livres dos medos do dia a dia. Com certeza, para nós brasileiros ,isso faz toda a diferença. Vem pra Doha! Vem pra cá! E conte comigo…

Para entrar em contato com a Érika é só mandar um e-mail para o guiadoha@gmail.com . Espero que vocês tenham gostado dela tanto quanto eu!

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

13 comments on “Das pessoas que conheci aqui – Érika”

  1. O Qatar é um país muito atraente com sua diferente cultura e lugares deslumbrantes a serem visitados. Eu ja fui e recomendo a viagem e a Érica como guia pois ela além de nos mostrar os melhores pontos da cidade, nos acompanha com sua simpatia e nos conta todos as histórias e curiosidades de cada local visitado! Aproveitem!

  2. Muito orgulhosa dessa minha amiga querida!!! Simpática, educada, talentosa e conhece Doha muitoooo bem!!! Como guia, será uma excelente opção para os brasileiros que querem conhecer a cidade e usufruir de ótimos momentos nas terras árabes!!!

  3. Erika, boa noite

    Casal de brasileiros com vôo par o Japão com escala

    emDOHA pretende guia que fale português para

    passeios de 1 dia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *