Vivendo aqui no Qatar ainda não achei ninguém com uma história chata! Em cada esquino esbarro com uma pessoa mais interessante que a outra. Uma dessas pessoas queridas que eu tive o prazer de conhecer foi a brasileira Claudia Kogake, que eu chamo carinhosamente de Claudia sabor do Brasil!

O Qatar dá a quem quer a oportunidade de se reinventar, a Claudia, por exemplo, é economista, mas aqui ela é a nossa quituteira oficial! Tudo que eu provei até hoje estava uma delícia, e seu dom na cozinha rendeu até uma entrevista para o programa Mais Você  da Ana Maria Braga  que você pode conferir clicando aqui.

Além de ser uma ótima cozinheira, a Claudia me conquistou principalmente pela sua simpatia e sorriso tímido . Ela que já vive aqui há 6 anos sabe como ninguém como um brigadeiro, um bolinho de carne seca ou um pão de queijo pode ajudar a matar a saudade da nossa terra.

11063300_774552992640926_1557861541_n

A Claudia tem uma página no facebook  na qual divulga seus trabalhos e também recebe encomendas. Para que os meus desbravadores também tivesse a oportunidade de conhecê-la, pedi que ela respondesse a nossa entrevista, o que gentilmente concordou em fazer.

Segue a entrevista do DesbravaDoha.

1- Porque você veio para o Qatar?

Eu vim para Doha porque meu marido recebeu uma proposta para trabalhar aqui.

2- Há quanto tempo você mora aqui?

Eu e meu filho chegamos no dia 10/02/2009.

11056684_774553002640925_1223740107_n

3- Qual é seu lugar preferido em Doha?

Acho q depende a estação do ano mas se for para escolher um lugar apenas eu diria o Katara.

4- O que o Qatar te ensinou?

A aproveitar todas as oportunidades que temos! Que as amizades podem sim se manter muito fortes mesmo à distância!

5- Como o Qatar mudou sua vida?

Eu trabalho hoje com o que realmente tenho uma grande paixão: a culinária!

11051182_774552995974259_1021592148_n

6- Qual a parte mais difícil de viver em um país do oriente médio?

Acho que é a preocupação em não cometer nenhuma “gafe” com relação aos costumes e tradições

7- Tendo em vista que a maioria das pessoas vem para o país apenas de passagem, você se vê no Qatar daqui há 10 anos?

Eu não faço planejamentos tão longos mais… Aprendi que as oportunidades aparecem e que não devemos deixar elas passarem! Por enquanto estamos muito felizes aqui e para mim é o que realmente importa!

8- Como uma das brasileiras mais conhecidas do Qatar muitas pessoas recém chegadas ou que estão vindo te procuram?

Mais conhecida é gentileza sua! Muitas pessoas recém-chegadas me procuram sim, isso porque tenho minha propaganda no site da Embaixada! Quando nós chegamos aqui estávamos bem isolados da comunidade brasileira porque meu marido trabalha em banco e quase não tem brasileiros trabalhando nesta área aqui….Passamos por algumas dificuldades que, se na época, tivéssemos contato com mais brasileiros não teriamos problemas…. Nos grupos aqui do Facebook dos brasileiros é possível ter informações que são muito importantes! agora com o DesbravaDoha ainda mais informações e dicas podem ser encontradas!

9- Você tem alguma dica para quem está vindo ou quer vir morar por aqui?

Acho que a principal dica é a de não ter medo nem preconceitos! Acho que a adaptação pode ser mais fácil também se for possível vir sem ser no verão! Acho que quando vc já esta aqui e enfrenta o verão do deserto é menos difícil.

10- Deixe um recado para os Desbravadores.

Na minha opinião, se vc já é um desbravador não existe nenhum obstáculo insuperável! Quem decide abandonar o conforto das coisas conhecidas para enfrentar o desconhecido tem a vontade de superar obstáculos e desafios! Pode ser difícil algumas vezes mas acho que vale a pena!

11039485_774553005974258_939251006_n

Tenho certeza que o recado está dado! A vida só vale a pena se a gente se jogar nos desafios, correr atrás dos nossos sonhos e fazer acontecer. Ficar parado é que não dá! Esse é o espírito de um verdadeiro desbravador.

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

4 comments on “Das pessoas que conheci aqui – Claudia Kogake (Sabor do Brasil)”

  1. Olá, muito interessante o seu blog, informativo e de fácil navegação! Tenho muitas dúvidas a respeito de Doha, meu marido está com uma proposta de emprego e estou um pouco receosa quanto à mudança, ao custo de vida daí…tipo aluguel, em qual lugar morar, se posso confiar nas pessoas ou se são “picaretas”…sabe como é, como brasileiros desconfiamos de tudo…teria como entrar em contato com a Claudia ?! um abraço e obrigada !

    • Oi Christiane!! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog! Todas as dúvidas que você tiver, se estiverem ao meu alcance eu responderei! Pode contar comigo, é pra isso que estamos aqui. O custo de vida aqui não é dos mais caros do mundo. Porém o aluguel é bem salgado. Independente de onde você escolha morar, será difícil alugar algo por menos de 1.500 dólares. Geralmente quem vem para cá, sempre opta em morar num local próximo ao trabalho, porque o trânsito é tenso! rs No geral, dá para confiar nas pessoas, aqui eles ainda põe fé na palavra dada. Você pode falar com a Cláudia através da página dela no facebook https://www.facebook.com/claudiasabordobrasilnoqatar?fref=ts . Beijo grande!

  2. Oi Thaís AMEI O SEU BLOG!!!
    Meu marido tb recebeu uma proposta de emprego para uma empresa de óleo e gás. Só q estamos achando tudo muito estranho… Não fizeram nenhuma entrevista com ele, acreditaram no CV isso acontece? É comum??
    Ofereceram 2500$ para aluguel, é suficiente?
    Nós pretendemos levar nossa pequena de 6 anos, qual bairro seria melhor para morarmos??
    Tenho tantas dúvidas!!!
    Obrigada desde já, por todas essas informações que li, foi bem importante para começarmos a pensar em viver em Doha!!
    Beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *