Antes de vir morar em Doha, capital do Qatar, busquei informações na internet e, como há época meu inglês era bem limitado, não encontrei nada muito específico sobre a cidade e o país.

Morando aqui desde janeiro decidi contribuir com informações necessárias, interessantes e úteis sobre esse pedaço do oriente médio pouco conhecido pelos brasileiros, mas que tem muito a oferecer.

ONDE FICA

O Qatar é uma pequena península na costa nordeste da península arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e no mais é toda envolvida pelas águas turquesa do Golfo Pérsico. Um estreito do Golfo a oeste separa o Qatar do vizinho Bahrein e ao norte possui fronteira marítima com o Irã, não posso dizer que me sinto confortável como esses vizinhos.

Qatarmap

CLIMA

O clima aqui é desértico e só possui duas estações no ano, o verão é úmido e vai de maio a outubro com temperaturas que variam de 40ºC a 52ºC no alto verão e o inverno que é de novembro a abril e possui temperaturas agradáveis entre 13ºC a 25ºC e chuvas escassas.

Desde que cheguei aqui choveu duas vezes e passei por umas três ou quatro tempestades de areia provocadas, segundo especialistas, pelo Chamal, ventos violentos e empoeirados.

Dica para a vida: nunca deixe a janela aberta e se por acaso sair em meio a tempestade de areia prenda o cabelo o mais rápido possível.

L20040730-VAGA-DE-CALOR

HISTÓRIA, POLÍTICA E ECONOMIA

Há mais de 200 anos sob a liderança da família Al Thani, o Qatar é considerado pelos estudiosos, um novo emirado absolutista e hereditário. O governo é teocrático, possui como religião oficial o Islã, ou seja, todas as leis do país são baseadas em concordância com o Corão, livro sagrado da religião.

Um dado interessante é que, diferente dos outros países do Golfo, o Qatar possui um sistema dualista de jurisdição, ou seja, existe a Sharia Court responsável pela solução de conflitos entre qataris ou qataris e muçulmanos de outras nacionalidades com a aplicação da lei islâmica e a Adlia Court, bastante influenciada pelas leis civis  europeias, que,  soluciona conflito dos não muçulmanos.

Após ser dominado durante milênios pelos persas, mas recentemente pelo vizinho Bahrein, pelos turcos otomanos e por fim se tornado um protetorado britânico, o Qatar tornou-se nação independente em 1971, ou seja, o país tem apenas 43 anos.

Até os idos de 1940 o Qatar era considerado pobre e sua economia girava em torno da pesca e da extração de pérolas, o país contava com cerca de 350 embarcações para esse fim. Com a descoberta do petróleo, o Qatar se tornou o país com a segunda maior renda per capita e um dos países com o mais rápido crescimento econômico do mundo.

Família real do Qatar

POPULAÇÃO

Em pesquisa do governo de janeiro deste ano mostra que a população do país tem crescido em média 15% ao ano, e atualmente, aqui, moram 2.116.400 pessoas. A expectativa é que chegue a 2.400.00 até 2015.

Deste número, 24% são mulheres e 76% homens, então dá pra imaginar o porquê qualquer par de pernas aqui é um escândalo. Todas as vezes que ando na rua me sinto a Miss Brasil, incomoda um pouco, mas nos dias tristes eleva a minha autoestima.

Uma coisa que achei muito interessante é que o país é composto, em sua maioria, por expatriados e os qataris representam apenas 15% do total de pessoas que moram aqui. O maior grupo de expatriados são os indianos que já chegam a 500.000, seguidos pelos nepaleses que já estão em torno de 400.000. Nós brasileiros, somos um pequeno grupo, que segundo a nossa Embaixada, tem cerca de 800 pessoas.

Devido ao crescimento populacional a criminalidade no país subiu de 320 crimes a cada 100 mil pessoas em 2001 para 2.355 em 2011, o que, para mim que morava no Rio de Janeiro, é uma bagatela.

Population-of-Qatar-TOP-5-nationalities2

ONDE EU MORO

O Qatar é dividido em dez municípios sendo Doha sua capital e onde eu moro. Doha não é só a capital do país, é também seu centro econômico, financeiro e cultural; é a cidade mais populosa concentrando 80% das pessoas do país.

A Wikipedia me disse que Doha, em árabe, significa árvore grande, entretanto, conversando com amigos árabes esses me disseram que Doha significa costa, o que faz bem mais sentido já que a cidade fica as margens do Golfo Pérsico e na costa leste do país, e importante lembrar que, por se tratar de uma região desértica, é bem pouco provável que aqui tivesse uma árvore tão grande a ponto de se tornar o nome de uma cidade.

Após o anúncio da FIFA em 2010 que o Qatar sediaria a Copa do Mundo de 2022, Doha desponta no mapa turístico como o destino daqueles que gostam de modernidade.

Com seus arranha céus ultramodernos, hotéis cinco estrelas, restaurante de luxo e lojas de grife Doha tem se destacado como o novo “point” do Oriente Médio.

Com uma olhada rápida pela internet é só isso que achamos sobre Doha, um lugar chique, rico e moderno. Entretanto aqueles edifícios representam apenas a parte central da cidade que se verticalizou nos últimos anos, segundo informações de quem mora aqui há mais tempo.

Doha, pra quem quer conhecer a fundo, ainda tem cara e jeito de cidade do interior, restaurante de bairro, lojas locais e programas que levam em conta mais a diversão do que o valor. A cidade está passando por uma grande reestruturação e tem obra por toda parte e a cada dia uma coisa nova surge pra quem está atento.

É essa Doha, e não a de plástico, que eu quero mostrar. Cada canto que descobri, tudo de interessante que encontrar eu quero compartilhar. E quem sabe assim alguém toma coragem e vem me visitar aqui.

foto 1

 

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

91 comments on “Um Pouco sobre Doha e o Qatar”

    • Eu Ja viajei pra Qatar,Dubai,Abu Dhabi,Sharjah,al ain,Ajman,por quase Toda Europa,frança,holanda,Luxembourgo,belgica,Portugal,espanha,suecia,Brasil Rio de Janeiro,Tokyo.eu gostei de Emirates arab United ,mas acho europa melhor pra viver .

  1. Adorei o seu post e penso em visitar o Qatar. Recentemente vi uma reportagem no Jornal Nacional sobre o estádio novo para handball e torcedores que foram pagos para assistir e torcer pelos jogadores do Qatar. Vou acompanhar seus posts sempre que puder. Boa sorte no novo país! Bjos

    • Oi Solana! Que bom que você gostou!Eu fui na abertura do Handebol e os estádios são realmente lindos! Isso de ser pago eu já não sei hahahaha
      Quando vier pode contar comigo!! Beijo grande =)

  2. Oi td bem? Li todo o seu post e adorei! Gostaria de saber como é estar no meio deles? Temos q nos vestir igual a elas? Dá para sair sozinha e fazer compras? Tenho uma filha de 10 anos? E as escolas? Dá para ela ir e vir sozinha? Você acaba seguindo as regras da religião ? Obgdo

    • Oi Alessandra! Que bom que você gostou! A grande verdade é que nós pouco vemos os qataris. Eles são só 20% da população e não gostam muito de se misturar, mas estar aqui imersa em uma cultura totalmente diversa da nossa é uma aventura! Uma experiência única de aprendizado, conviver com as diferenças se torna um hábito. Não precisamos nos vestir iguais a eles, porém existe um código de vestimenta que estabelece que devemos cobrir os ombros e os joelhos e tudo entre um e outro rs. As escolas são internacionais e precisa fazer uma prova e entrar na lista de espera para conseguir uma vaga, acho difícil ela ir e vir sozinha porque infelizmente o país não foi projetado para pedestres, temos que fazer tudo de carro. Embora seja muito seguro, não existe um transporte público eficiente, portanto ou você paga para um motorista deixar sua filha na escola ou você mesmo leva e busca. Ninguém é obrigado a se converter ao islã, mas no Ramadã, por exemplo, não podemos comer, beber água ou mascar chicletes na rua durante o dia. Em casa é tranquilo ( ufa!). Espero que tenha respondido as suas dúvidas! Grande beijo!!

    • Sim! Podemos dirirgir, viver e principalmente respirar já que pra isso não precisamos da autorização do marido hahahahahaha brincadeiras a parte, dá pra levar uma vida tranquila por aqui!! Beijo grande =*

    • Oi Alcione, tudo bem? Aqui tem bastante emprego de enfermagem. Eu não sei dizer qual é a média de salário porque não conheço ninguém que trabalha na área. Inclusive o governo estava contratando profissionais da saúde para trabalhar no novo hospital que será inaugurado, o SIDRA. Grande abraço!

  3. Olá!

    Preciso de umas informações, meu marido que ir morar ai (me assusta um pouco) como é para arrumar emprego, o acesso a internet é limitado? (conseguiria ver minhas novelas e seriados online? hahaha) Ou seja blusinha de alcinha nunca mais e só calça ou vestido longo? Tenho muito medo por ser uma cultura tão diferente.

    • Oi Lua! A internet sofre alguma censura, porém nada que um VPN não resolva. Assim que cheguei aqui, eu acompanhava as novelas pelo globo.com tranquilamente. Agora assisto as séries pelo Netflix. Se você vier no visto do seu marido, para arrumar um emprego você precisará de uma carta de autorização dele para trabalhar, no mais é igual a todo lugar, distribuir currículo e cruzar os dedinhos! Blusa de alça muito fina não é recomendado, mas também não está totalmente vetada, você pode usar á noite pra ir a alguma balada nos hotéis bem como os shorts, saias e vestidos mais curtos. Na rua é melhor usar as calças, saias e vestidos pelo menos na altura da canela. Não existe nada que você não possa se adaptar! Fica tranquila, e o que precisar, pode contar comigo!

    • Que bom que você curtiu Anselmo! Fico muito feliz! Quando vier tomamos o famoso café árabe, será um prazer! Grande abraço!

    • Como o Qatar está crescendo para todos os lados pode-se dizer que tem bastante oferta de emprego e os salários são bem atrativos! Grande abraço!

  4. Olá Thais…
    Recentemente recebi um convite para uma entrevista em uma empresa (não sei ainda qual, mas é americana, envolvida com transporte sobre trilhos), e o projeto a meu encargo seria aí no Qatar…
    Conversei com a minha esposa e, sinceramente, estamos bastante receosos com o eventual impacto cultural (e do projeto ser cancelado, com estes episódios Fifa…). Hoje tenho um emprego estável até que bem remunerado aqui no Brasil, e com relativa perspectiva de carreira, mas o projeto parece promissor…
    Enfim, o que você pensa do país para um casal paulistano beirando os 40? rs;;

    • Ricardo,eu acho que o Qatar para um casal paulistano beirando os 40 é uma aventura, assim como foi para um casal carioca beirando os 30 (meu caso!) hahahahaha largamos tudo e viemos, a vida é feitas de escolhas e eu, particularmente, não gosto de me apegar nos “e se..” mas essa sou eu!!

      Acredito que seja pouco provável do país cancelar o projeto do trem/metrô eles têm planos grandiosos para o país que também inclui a copa, mas a copa não é o principal. Eles querem se destacar no mundo e não tem como fazer isso sem um sistema de transporte público eficiente né?

      O impacto cultural sempre existe mas o ser humano é apto para se adaptar a qualquer situação, já vi pessoas chegando super tímidas que hoje tiram tudo de letra! É questão de tempo e de interesse!

      Em tudo o que vocês precisarem estarei aqui! Qualquer dúvida, desabafo… o blog foi criado para isso, ser um canal entre os brasileiros que se jogaram na aventura e os que estão pensando em se jogar!

      Grande abraço!

    • Oi João!Aqui no meu blog você vai encontrar diversas informações! Que bacana abrir uma churrascaria, seria mais uma opcão. Aqui em Doha existem duas churrascarias que servem rodízio de carne a Ipanema no Marriot e a Rodízio no Crowne Plaza. No que eu puder ajudar pode contar comigo =)

  5. Olá, Thais. Estou indo para Doha na verdade para passar uma noite, estarei voltando da Europa para o Brasil. Estarei sozinha. Existe algo de interessante que uma mulher possa fazer sozinha em uma única noite?
    Obrigada! 🙂

    • Oi Érika! Aqui é super seguro e você pode andar sozinha sem problema! A questão é que horas a noite você chega. Se for cedo, você pode dar uma volta pelo Souq Waquif e passear no Corniche para ver as luzes da cidade acesas, ou então pode ir para algum bar de hotel. Se for de madrugada as opções já ficam reduzidas já que os bares de hotel fecham as 2 da manhã e as lojinhas do Souq fecham umas 11:30 pm. Espero ter te ajudado. Grande abraço!

        • É fácil pegar taxi saindo do aeroporto. Uma corrida do aeroporto ao Souq Waquif sai por uns 50 ryals mais ou menos 14 dólares. Eles só aceitam a moeda local, têm casas de câmbio no aeroporto. A maioria das lojas e restaurantes aceitam cartão. Posso te indicar também uma guia ou um motorista particular talvez facilite. Grande abraço!

  6. Olá Thaís! primeiramente, você é muito simpática e atenciosa. muito interessante as suas informações sobre Doha, em especial pra mim que sonho em trabalhar ai. Olha teria como me comunicar com você por watts ou email, tenho algumas dúvidas, na verdade muitas. quero trabalhar e estudar em Doha, mais não sei nem por onde começar. te agradeço imensamente se puder me ajudar. Meu watts 55 8191001215.

  7. ola thais , sou professor de capoeira, queria saber se a nossa manifestacao brasielira (capoeira , samba , frevo etc) se sao bem aceitas ai , e se tem espaco no mercado de trabalho ….. muito abrigado

    • Oi! O pessoal ama cultura brasileira e somos muito bem aceitos por aqui. Eu não tenho certeza, mas até o início desse ano tinha uma academia que dava aula de danças típicas do Brasil, a professora era uma menina ótima lá de Salvador. Aqui também tem um professor de capoeira, mas infelizmente não consegui pegar o contato dele! Grande abraço!

  8. Olá Thaís.. Tudo joia? Parabéns pelo blog e atenção com os leitores. Estou nessa empreitada em busca de oportunidades no exterior. Minha ideia inicial era europa pois ja tenho cidadania, mas ouvi falar muito sobre boas oportunidades no Qatar. Como eh de verdade as condições salariais por aí? Da pra ganhar dinheiro sem muita qualificação mas com disposição pra trabalhar?

    • Oi Júlio! Aqui no Qatar eles estão em busca do profissional qualificado e com experiência no mercado de trabalho.Os empregos para pessoas sem qualificação estão sujeitos a péssimas condições de trabalho e salários não muito atrativos. Espero ter respondido sua dúvida, grande abraço!

  9. Olá Thais!Adorei seu blog super legal e interessante e vc super simpática muito legal da sua parte ajudar a galera sobre as dúvidas de Doha….Gostaria de saber como é a vida em Doha para os Brasileiros, qual seria a maior dificuldade para morar em Doha?Estou com uma proposta de emprego e meus pais estão com um pouco de medo e receio sobre o país,acham q é golpe ou coisas do tipo…gostaria de entrar em contato com alguém que me pudesse explicar sobre a grande cidade de Doha…

    • Oi Fernanda! em primeiro lugar obrigada pelo carinho é sempre bom saber que estamos ajudando alguém =)

      A vida em Doha é muito tranquila, sem violência, sem grandes agitações.. é tudo bem pacato. A maior dificuldade para brasileiros acredito que seja o impacto cultural. Não poder usar shorts, não poder beijar na rua hahaha Pelo menos essa foi a parte mais difícil para mim. No mais é vida normal, não tem com o que se preocupar. É importante lembrar que antes de assinar qualquer contrato você deve verificar a idoneidade da empresa e entrar em contato com a Embaixada do Brasil aqui no Qatar. Qualquer outra coisa é só falar comigo! Grande abraço.

  10. olá Thais! como é o sistema de educação e saude? tenho uma filha com 5 anos e outra com 6 meses, eu e o meu namorado queremos emigrar, estamos a estudar para onde iremos, gostariamos de ir para um sitio onde conseguissemos ter uma vida melhor e juntar um bom dinheiro, no entanto o mais importante para nós são os estudos, educação e saúde das crianças… aconselhas ele ir primeiro que eu e as meninas? beijinho, obrigada

    • Oi Daniela! Tudo bem? Eu escrevi um pouquinho explicando como é o sistema de saúde no blog em que sou colaboradora o Brasileiras pelo mundo, para ler o texto basta clicar aqui . Se você quiser ler sobre escolas eu acabei de postar um texto muito interessante que explica o sistema de ensino entre outras coisas para ler clique aqui .

      Aqui não se consegue vir sem uma proposta de emprego vez que você só pode trabalhar e morar no país se estiver patrocinado por um empregador que será responsável por você ou seja, vc ou seu marido devem arrumar um emprego antes de vir tentar a vida aqui. Quando ele vier não tem problema nenhum você vir com suas meninas. Verifique bem a proposta de emprego antes de aceitar, tenha certeza que o valor do salário oferecido será suficiente para cobrir os custos com moradia, alimentação, transporte e escola para as meninas. Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo, grande abraço!

  11. Oi thais tudo bem?
    Eu tenho algumas perguntas.
    Eu já vivi em alguns países e adoro explorar as diversidades.
    Estava com planos de encontrar um trabalho em doha, mais antes disso, gostaria de algumas infos, como por exemplo, o custo de vida é muito alto? se parece com dubai? porque lá eu já fui, e achei extremamente o que as vezes se for a trabalho para se manter até arrumar algum seria problema. E o custo de vida é proporcional aos ganhos mensais? em algumas outras matérias eu vi que era o país que mais pagava, com altos índices.
    Trabalhamos na área de recreação, ou seja, hostess, dançarina, grupos. Você acha que obteríamos sucesso ai?
    O que nos aconselharia?

    Obrigada e aguardo. Segue meu email também, beijos

    • Oi Bianca! Tudo certo e você?
      O custo de vida aqui é bem alto, em média uma pessoa solteira precisa receber pelo menos QR 12 mil para viver de forma confortavelmente. Caso o emprego ofereça acomodação e transporte dá para reduzir um pouco esse valor. Aqui se parece com Dubai em alguns aspectos e em outros é completamente diferente, os qataris são mais religiosos e mais conservadores e o país é bem menor e com menos opções de entretenimento.
      Aqui tem uma grande demanda por hostess porque o país sedia muitos eventos, porém esse é um tipo de trabalho temporário. Para viver no país você precisa de um responsável fixo. Te sugiro entrar em contato com hotéis pois eles geralmente contratam pessoas na sua área. Espero ter te ajudado Grande abraço!

  12. Olá Thaís,estou buscando uma oportunidade de emprego,em outra nação,estava pesquisando um pouco mais sobre o Qatar,e vi que você é gentil ao fornecer a todos nós interessados,informações sobre o local,eu vi em um post em outro site,que encontrei no Google a respeito do Qatar,que o salário minimo está em torno de 34.000 Euros por mês,é real isto?Depende da profissão? E mais uma pergunta minha querida,é fácil conseguir um emprego aí,ou para se tornar fácil de conseguir um emprego,é preciso ser em 1 área específica,graduado em alguma área,ou empregos comuns sem especialização já se pode encontrar aí?

    • Oi!Tudo bem? Nossa que post mentiroso esse que você leu. Acho que nem os qataris ganham 34 mil euros por mês. Dependendo da profissão se ganha muito bem (não 34 mil euros por mês que seria mais ou menos 15 mil da moeda , porém os custos de vida também são bem altos. O Qatar emprega muitos brasileiros envolvidos com aviação, esportes e engenharia. O inglês é peça fundamental. Empregos sem especialização não costumam ter uma remuneração boa ou condições de trabalho aceitáveis. Espero ter te ajudado. Grande abraço.

  13. oi Thais, tenho uma filha que tb se chama Thais e ingressa na universidade este ano e quer fazer medicina. Eu vi que tem universidade ai de medicina e ja estou solicitando informaçoes. eu trabalho em tecnologia, voce sabe me dizer se neste mercado eu consigo algum emprego.

    Adorei seu blog voce e uma pessoa super generosa, nao e a toa que e capricorniana (eu tb sou) – bjs e sucesso em sua nova jornaa

    • Capricornianos são gente boa mesmo! hahaha

      A sua área aqui é dominada por homens não sei como seria a sua inserção no mercado de trabalho. Vagas tem, mas não sei ao certo as preferências deles para contratar. Muito obrigada pelo carinho e boa sorte para sua filha, medicina é uma área linda quando a pessoa se dedica de todo coração. Grande abraço!!

  14. ola Thaís Cunha!
    Estou de malas feitas para viver em DOHA mas tenho alguns receios em relacao a cultura e principalmente a meteorologia, com as tempestades de areia…Essas tempestades sao algo completamente novas para mim e nao sei imaginar como eh respirar esse ar para uma pessoa que em tido algumas situacoes de alergias.
    abraco e muio obrigado desde ja

    • Oi Victor!
      O tempo aqui é basicamente quente durante 6 meses, médio durante 2 meses e friozinho durante 4 meses. Nos meses quentes vivemos no ar condicionado, se você é alérgico isso pega um pouco. Eu tive várias crises aqui. No friozinho as temperaturas chegam a 12 graus o que é bem gostosinho. Tempestade de areia é ruim, mas não é nada super assustador, é uma névoa de poeira que sobe, escrevi um artigo sobre isso para ler clique aqui .

      Para quem é alérgico o tempo todo é puxado, não só na tempestade de areia. Eu que o diga!

      Grande abraço!

    • Oi Guilherme! É super seguro. Mas dependendo da hora que você vier todas as coisas vão estar fechadas, inclusive os hotéis que fecham as 2 da manhã. Existem alguns restaurantes 24 hrs no Souq Waquif você pode pegar mais dicas aqui ou aqui

      Grande abraço!

          • Oi Paula! Que alegria saber que meu blog alcançou terras moçambicanas!
            A comunidade de Moçambique aqui é grande, inclusive a igreja que frequento é a maioria de moçambicanos, os cultos são em português. =)
            A maioria das pessoas aqui tem a pele morena/ negra porém não posso te afirmar 100% que você nunca sofrerá preconceito. O Brasil que é um país com mais de 60% da população parda/negra ainda enfrenta episódios de racismo, infelizmente. Se surgiu uma oportunidade e você quer tentar a vida em outro lugar do mundo, aventure-se. Não deixe ninguém determinar onde você pode ir ou o que você pode fazer pela cor da sua pele. Beijo grande!!!

  15. Ola Thais, adorei a descrição do país, estou me formando em engenharia civil e pretendo morar no Qtar se Alá permitir! Gostaria de saber como é mais ou menos os tramites legais, para conseguir o visto e a questão do trabalho! abraço

    • Oi Lucas! O mercado costuma contratar profissionais com mais experiência, infelizmente eles são imediatistas e sem paciência para ensinar. Mas se esse é seu sonho não desista! Eu escrevi um post sobre os tipos de visto que você pode ler clicando aqui . Boa sorte. Grande abraço!

  16. Olá Thaís, tudo bem?
    Gostaria de conversar mais com você sobre como é viver em Doha. Atualmente, meu marido participa de um processo de seletivo para trabalhar aí, e confesso que a ideia nao me parece atrante. Podemos conversar de outra forma, e-mai ou face?
    Agradeço!
    Maria

  17. Oi Thaís eu me chamo Talita sou biomédica e nunca saí do Brasil mas eu gostaria de trabalhar aí será q tem vaga p mim? E quanto eles pagam? Tenho experiência em banco de sangue, doações e laboratório vc pode me informar? Gostaria de morar aí?

    • Oi Talita! Infelizmente não conheço ninguém da sua área para te informar a respeito de vaga de emprego, salário etc. eu escrevi um post sobre o mercado de trabalho no Qatar você pode dar uma olhada clicando aqui espero que te ajude a tirar um pouco as dúvidas sobre média salarial, como conseguir emprego e etc. Grande abraço!

  18. Olá Thais Cunha, em primeiro lugar parabéns pela coragem que teve em fazer uma mudança dessas na dua vida. Tenho duas perguntas: 1 – o que faz actualmente em Doha? 2 – Há alguma embaixada Portuguesa – Portugal?
    Continuaçao de Boa experiência.

    • Oi Pedro! Muito obrigada pelo carinho. Hoje eu sou professora fitness em uma escolinha, instrutora de zumba, modelo e blogueira hahaha continuo atarefada como sempre só mudei as tarefas. Existe sim uma embaixada portuguesa aqui, ela fica em West Bay.

      Grande abraço!

  19. Oi Thais! Tudo bem?
    Meu marido recebeu uma proposta para trabalhar aí. Aqui no Brasil temos uma vida classe média alta. Eu e ele trabalhamos. Temos dois filhos (4 e 6 anos) que já estudam em escola internacional (mas eles ainda não tem um inglês fluente). Ele e engenheiro. Eu sou advogada. Qual o salário que vc acha que valeria a pena arriscar a ida? Vc iria, com duas crianças pequenas? Obrigada!!!

    • Oi Gabriela! eu escrevi um post sobre média salarial e mais ou menos uma base de custo de vida lá no Brasileiras pelo mundo, você pode checar aqui clicando aqui . O Mais importante na proposta de emprego do seu marido é ver se a empresa arcará com o custo da educação (que é o que mais pesa no orçamento). Aqui é um bom lugar para crianças pequenas, seguro e tal. Talvez eu não viesse com filhos adolescentes, devido a cultura os adolescentes são privados de todas as experiências de uma adolescência saudável. Mas essa sou é né…

      É muito difícil encontrar emprego como advogada aqui, então se você não abre mão de advogar talvez não seja o melhor lugar. Infelizmente nesta área eles dão preferência para os árabes, ingleses e americanos.

      Espero ter te ajudado, grande abraço e boa sorte!

  20. Olá Thaís! Tudo bem?

    Gostaria de saber se é possível viver bem com US$ 385,00 diários em Doha.
    Valor incluindo moradia, alimentação e locomoção.

    • Oi Maria!

      385 dólares diários seria mais ou menos 42 mil na moeda local por mês. É um ótimo valor d[a para viver até com luxo.

      Para mais informações sobre salário no Qatar confira aqui

      Grande abraço!

      • Muito obrigada Thaís pela resposta.
        Gostaria de saber se existe algum site, para expatriados em Doha? Existe alguma comunidade brasileira para poder entrar em contato quando for para o Qatar?
        Uma perguntinha boba. É fácil encontrar academia e contratar personal para continuar com meus treinos? Devido ao calor excessivo, é comum ver ciclistas? Há algum? rs
        Abraços,
        Maria

  21. Boa tarde!

    Vou fazer uma conexão em Doha de 9h, não falo inglês, muito menos árabe, que dicas vc pode me dar para comportamento e comunicação nesse tempinho, pra que dê tudo certo?

    • Oi Adriana!

      Minhas dicas são ter o conhecimento básico de vocabulário vocabulário de aeroporto, não tocar ou fotografar ninguém, leve um livro para passar o tempo e use o wi-fi do aeroporto.

      Boa viagem !

  22. Olá Thaís. A felicito pela iniciativa em nos colocar informado em seu blog, sobre o Qatar. Iniciativa muito humanitária. Espero que esta atitude sua lhe dê reciprocidade nas suas necessidades. Vc merece!

    Queria uma ajuda sua.
    Meu filho, que é engenheiro civil, recebeu uma proposta de trabalho para o Qatar, de uma empresa portuguesa que tem feito obras aí. Não conhecemos esta empresa mas não queria colocar o nome aqui para não a expor. Li sua alerta para este tipo de proposta e gostaria de enviar o nome por e-mail para ver se vc já ouviu falar nela aí.
    Muitas das dúvidas que temos, lendo seus comentários, já tiramos mas gostaria de manter contato com vc para tantas outras que deveremos ter, já que estamos amadurecendo a ideia desta ida.
    A proposta foi para uma obra inicialmente de 4 meses.
    Uma preocupação é o fato dele só ter o inglês básico, de colégio. A ideia seria ele estudar esta língua. Tem esta facilidade ai?
    Segundo a empresa, quem está aí contratado, por eles tb, não tem inglês bom mas não têm maiores problemas.
    Será que daria para trabalhar aí com esta deficiência inicial?
    Desde já grata pelo retorno.

    • Oi Luci!

      Aqui tem diversos cursos de inglês e também professores particulares, ou seja, ele não terá dificuldades em aprender. Olha, eu não entendo muito bem do ramo de construção civil, não sei se precisa falar muito, se tem muitas reuniões, se tem que ler muitos papéis.. sei que os peões de obra são, em sua maioria de origem muito simples e não falam ou entendem bem inglês… talvez esse seja o desafio para todos (até para os engenheiros que falam fluente).

      Se você quiser conversar mais esse é meu e-mail desbravadoha@gmail.com

      Grande abraço!

  23. Oi Thaís, tudo bem?

    Puxa…meus parabéns pela iniciativa e pelo lindo trabalho que você vem fazendo, no intuito de ajudar outros brasileiros que buscam informações sobre o Qatar, que diga-se de passagem, são bem limitadas na internet.
    Confesso que fiquei bem feliz e um pouco “aliviada” em ler os seus posts, e principalmente, seus comentários e respostas às pessoas que lhe pediram ajuda.
    Digo isso porque meu noivo é brasileiro e já morou 2 anos em Doha (há uns 5 anos atrás). E hoje, após estarmos sofrendo muito com a situação político-econômica do Brasil, ele está tentando me convencer a ir morar no Qatar. Mas, como sei que ele quer me “convencer…rs”, não sei o quanto posso confiar quando ele diz que é “tranquilo” para mulheres e brasileiras ainda…rs
    Bom, o que mais me preocupa é que sou dentista aqui no Brasil, e não falo inglês com muita fluência.
    Você saberia me dizer se seria muito difícil eu conseguir trabalhar como dentista por aí?

    Desde já, agradeço sua atenção e disponibilidade!
    um grande beijo,

    Manuella.

    • Oi Manuella!

      Muito obrigada pelo carinho, fico super feliz em saber que estou te ajudando de alguma forma.
      Sugiro que você leia esse post aqui que é uma entrevista que fiz com uma dentista brasileira que trabalha aqui em Doha
      Quanto a ser mulher sugiro a leitura desse post e desse post 😉

      Espero que te esclareça.

      Grande abraço!!

  24. Olá Thais, me chame de Sousa, gostaria de saber como é se mudar pra Doha hoje.Pois meu cunhado e familia vão se mudar no fim do ano e ficar por três anos .meus sobrinhos Beatriz de 15 e Vinícius de 13 estão com receio de não se adaptarem por não falar inglês.

    • Oi Sousa! Sei que o coração aperta mas te garanto que não é muito difícil. Seus sobrinhos Beatriz e Vinicius em breve vão estar se comunicando, eu aprendi a me virar em três meses e eu nem estava na escola. Para eles que vão estar estudando, sendo rodeados pela língua inglesa vai ser moleza. Será uma grande oportunidade para eles, tão jovens, tendo a experiência de viver e estudar no exterior. Muitas portas vão se abrir. Boa sorte para a família, e se precisar de algo pode contar comigo. Grande abraço!

    • Oi Joyce! Tem bastante mercado aqui nas suas áreas de atuação. Escola para os pequenos tem várias internacionais, porém os preços são salgados. Quando receberem uma proposta de trabalho certifiquem-se que a empresa arcará com os valores da educação. Grande abraço!

  25. Olá Thaís, fiquei com muita vontade de conhecer Doha, vi pelo seu blog que é um lugar incrível, faço faculdade de direito e gostaria de saber como é emprego por ai, faço um curso de aviação aqui e sei que muitos pilotos vão para aí, você conseguiste emprego ai através de qual área?

    • Que bom que meu blog te deu essa impressão!

      Eu não consegui emprego aqui em nenhuma área hahaha Meu marido é publicitário e recebeu a proposta para trabalhar aqui. Para vir para o oriente médio por conta da enorme diferença na aplicação das leis, aqui eles seguem a sharia (lei islâmica), é mais fácil você conseguir um emprego na área da aviação que inclusive é uma das melhores para se trabalhar.

      Grande abraço!

  26. Ola Thais, voce comentou que esta com seu marido por ai no Qatar, sera que poderia me colocar em contato com ele, tenho planos de ir a Doha nesse mes de Fevereiro ou maximo mes de Março, meu cunhado é Grego e ja esta trabalhando por ai, ele é chefe de cozinha em um hotel, como eu trabalho com jogadores de futebol, quero explorar o mercado por ai, hoje eu moro na Grecia ha 8 anos, e como vc sabe, pra quando falamos que vamos mudar, mudar de casa não conta como mudança, hahaha tem que ser no minimo de pais.

    • Oi Bruno! Meu marido não se envolve muito com as coisas do blog. Mas no que eu puder te ajudar é só falar, grande abraço e boa sorte na visita! =)

  27. Amei sua matéria pois estou me programando para morar aí. Meu noivo é indiano e trabalha e mora aí. Estava com muito receio. Depois dá sua matéria estou mais tranquila. Abraços

  28. Olá Thais, primeiramente parabéns pelo blog, gostei muito. Pretendo fazer uma viagem a Doha este ano, estou começando a organizar as coisas para esta viagem e a maior dificuldade que estou encontrando por enquanto são os hotéis, estão com os preços um pouco elevados para eu que não possuo muita experiencia com viagens. Em Doha possui hotéis mais em conta ou hospedarias? Pois pela internet está meio difícil de encontrar algo assim.

    obrigado.

    • Os hotéis são bem caros mesmo. eu tenho recomendado o Sapphire Hotel que é numa região central porém de preço mais acessível. Se você estiver voando pela Qatar Airways eles agora estão com uma promoção para quem está apenas de trânsito, não sei se é o seu caso, mas eles oferecem a primeira noite grátis num hotel 4 ou 5 estrelas e se você quiser mais uma noite eles cobram 50 dólares.
      Espero ter ajudado! Grande abraço!

  29. Olá Thaís, está me dando uma grande força de arriscar a morar em Doha. Tenho algumas dúvidas ainda quanto a escolas é visto. Tenho 21 anos e falo muito pouco inglês menos do básico rs, até entendo algumas coisas conversando, você acha que com visto provisório e eu entrando em uma escola consigo um visto com maior validade? Como funciona?
    Muito obrigado!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *