Parece um xingamento mas não é! Eu descobri ontem o que era o garangao e não podia perder a oportunidade de fazer um post surpresa sobre o assunto.

Garangao é uma celebração que acontece no décimo quarto dia do Ramadã que este ano foi dia 01 de julho, ontem. Apesar de estar aqui há mais de ano, como ainda não tenho filhos, não sabia do que se tratava, olha que absurdo!

Essa é uma festa para as crianças na qual elas recebem doces e castanhas. Elas usam uma roupa típica, tipo uma fantasia, bem colorida com arranjos dourados na cabeça e no pescoço.

IMG_9997

Além dos garangaos particulares, ontem tiveram também os abertos ao público no Katara Cultural Village e no Aspire Park, que foram notícia na imprensa local. Vale lembrar que as crianças estrangeiras também são bem vindas a participar!

Existem várias teorias sobre o porquê desse nome; uns acreditam que é uma onomatopeia pelo som que os doces fazem ao cair na cestinha, outros acreditam se tratar do som feito pelas pedras. A verdade é que ninguém tem muita certeza e por conta disso também não há uma tradução.

De acordo com um contador de história local ,Um Khalaf, provavelmente esse evento teve origem para a premiação de crianças que memorizavam 15 capítulos do Corão, livro sagrado do islã.

A festividade tem diferentes nomes pelos países árabes ( Garangao, Garangaou, Karkee’aan, Qariqaan , Gargee’aan, Garangashoch, At-Tablah ,Qarnakosh ,Hag Al Leylah) mas a essência é a mesma uma festa em família onde a criança é a pessoa mais especial!

sophia

OBS. O motivo da minha descoberta foi porque recebi as fotos dessa criança linda que está ilustrando o post! Obrigada Sofia por me ensinar o que é Garangao. Mamãe Mariana, papai Thiago e titia Camila obrigada por me apresentarem essa gostosura em forma de criança e no próximo trabalho eu pago cachê! hahaha

Fonte:

PHOTOS: Children in Qatar celebrate Garangao at Katara http://dohanews.co/photos-children-in-qatar-celebrate-garangao-at-katara/

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

1 comment on “Você sabe o que é Garangao?”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *