Véspera de feriado e muita gente já está de malas prontas! Eu vou ficar por aqui, até porque descobri o que esse dia tem de tão importante para os qataris. Desde 2007, ano em que o antigo Emir estabeleceu por decreto esse feriado nacional, o Qatar comemora todo 18 de dezembro o histórico dia em que o Sheik Jassim bin Mohammed Al Thani unificou em um só povo todas as tribos que viviam aqui na península.

O interessante é que a data não significa o estabelecimento da nação independente do Qatar que só aconteceu em 1971. O dia é tão importante porque traz a memória de quando o povo qatari foi formado.

A cada ano as comemorações são maiores! Desfiles cívicos, fogos de artifício, shows, corridas de cavalo, apresentação de danças e outros costumes beduínos, exibições de arte, show de falcoaria entre outras atividades todas relacionadas as tradições e costumes do povo.

fogos

Em 2012 a festa foi bastante emotiva já que marcou a despedida do Emir Sheik Hamad bin Khalifa Al Thani, muito amado pelo povo. Em 2013 não foi diferente pois celebrou o novo Emir Sheik Tamim bin Hamad, vamos ver como será esse ano, não duvido que será um dia de muita festa!

Q

Os preparativos começaram no início de dezembro e os eventos se estenderão até o fim do mês em vários lugares espalhados pelo país.

camelo

O Qatar tem muito a celebrar, ganhou o direito de sediar diversos eventos esportivos de relevância mundial se considerando assim a “capital mundial do esporte”, está consolidando esforços para se tornar um centro vibrante para artes, cultura e educação no oriente médio, tem valorizado e estimulado o turismo e para completar ganhou medalha de bronze na lista dos países mais ricos do mundo.

carreata

O que mais me fascina é que nós, brasileiros, nos consideramos uma nação jovem já que fomos “descobertos” em 1500 e nos tornamos nação independente em 1822, pensar que o Qatar é uma nação mais jovem ainda e que o povo só teve a ideia de ser um povo há 136 anos, é muito louco!

avião

Eu estou ansiosa para aproveitar, e porque não dizer desbravar, cada segundo desse feriado!

love

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *