A pergunta que não quer calar é: O que eu posso vestir para passear pelas ruas de Doha?

A resposta é simples, cobriu os joelhos e o decote? Então pode vestir. Caso vá a uma repartição pública ou a algum museu ligado a religião, cobrir também os ombros é a forma mais correta.

Eu sinto muita falta de poder usar um short pra ir ao mercadinho da minha rua ou bater perna por ai, porém compreendo que se meu irmão come legumes não sou eu que o chocarei comendo carne.

escandalo

Aqui é um país islâmico, no qual seus nativos fazem questão de se vestir da forma mais coberta possível, homens, mulheres e até as crianças. Então para nós, que estamos aqui como convidados, recomendo o bom senso.

Como o país é composto por mais estrangeiros do que qataris, todos os anos, antes do Ramadã os mais tradicionais, que fique claro que não é algo do governo, lançam uma campanha para conscientizar e pedir que as pessoas se vistam de forma mais “modesta”.

reflect

Esse ano a campanha se chamou “Reflect your respect” (reflita o seu respeito). Como sempre, não causou boa impressão no meio dos expatriados que criaram um reboliço e rebateram a campanha com diversas acusações sobre a típica “falta de modos” qatari, como por exemplo a violência no transito.

No fim, a campanha foi tirada de veiculação e tudo continuou como estava. Como, ao que parece, acontece todos os anos.

 Na hora de arrumar a mala e partir para visitar ou morar num lugar totalmente diferente do nosso sempre ficamos inseguros por não sabermos se estamos levando as roupas certas. A peça chave aqui são os lenços, dá pra jogar no decote, dá pra amarrar na cintura, dá pra cobrir os ombros, é bom sempre andar com um na bolsa.

usar-lenços-echarpe (8)

Ah! E não cometa o mesmo erro que eu e exclua as peças curtas da sua vida! A noite aqui é agitada, e nos hotéis e boates não há problema algum em usar shorts, saias e vestidos acima do joelho.

Ultrapassadas as dúvidas sobre o que pode e o que não pode vestir, passo a parte educativa. Nome das roupas tradicionais qataris!

Qatari_dress

HOMENS

Os homens geralmente vestem uma roupa composta de quatro peças são elas o Thoub, vestido branco e longo o dos qataris de gola alta e com abotoaduras; na cabeça, primeiro o Tagiyah que é parecido com uma touquinha e vai por baixo da Gutrah que no verão é um lenço leve, quadrado de cor branca e no inverno o tecido fica mais grosso e as cores mudam para xadrez vermelho e branco ou preto e branco, e para completa o look,  o Ogal que é a corda preta que fica enrolada no topo da cabeça. Originalmente o Ogal era a corda com a qual os beduínos amarravam seus camelos, interessante, não?!

MULHERES

As mulheres vestes tradicionalmente a abaya que é um vestido longo e preto que cobre pescoço, braços e vai até os tornozelos por cima de uma outra roupa que pode ser uma roupa comum ou ainda um outro vestido, sendo este colorido, chamado djelabia. Para cobrir a cabeça existem diferentes tipos de vestimenta. São elas o Kimar, Chador, Hijab, Al Amira, Shayla, Niqab e a burka. A maioria das mulheres qataris adotam a Shayla.

women-head-coverings

Agora que todo mundo já sabe o que vestir não corre o risco de ninguém ser pego de calças curtas, literalmente!

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *