Vivendo e aprendendo! Quanto mais tempo passo aqui mais coisas estranhas descubro. Vale lembrar o significado de estranho no dicionário Aurélio da língua portuguesa [Lat. Extraneu] 1. Fora do comum; desusado. 2. Que é de fora; estrangeiro; alheio. 3. Singular; extravagante. 4. Misterioso.

Quero deixar claro que o adjetivo estranho não é nada pejorativo. Eu o uso como diferente do que conheci antes, apenas isso!

1- Corrida de camelo (dromedário na verdade!)

Todo mês de janeiro um dos grandes eventos do país são as corridas de camelo. A corrida é tão querida pelos nacionais que é transmitida ao vivo em vários canais de televisão do país.

camelrace

2- Hospital para falcões

A falcoaria é um dos esportes mais tradicionais do país. Por milhões de anos os falcões são associados, aqui na região, a nobreza e riqueza. Ao longo da história é possível encontrar imagens de reis e sultões com os pássaros em seus braços enquanto esses se preparavam pra caça. No deserto, esses pássaros eram de grande ajuda já que podem ver por longas distâncias. Aqui, no Qatar, os falcões podem custar até QR 1.000.000,000 (R$ 713.163,53) e pra cuidar de um bem tão precioso nada mais justo do que ter um Hospital só para os bichinhos. Este fica próximo ao Souq Waquif e oferece tratamento de primeiro mundo caso as aves precisem.

falconhospital3- Spa para cavalos

Ainda falando dos animais, os cavalos aqui tem vida melhor que a minha! No maior centro equestre do país, onde ficam hospedados (sim hospedados) os cavalos do Emir, esses animais são tratados como reis. Al SHAQAB oferece mais de três ambientes com spa para nossos amigos equinos. Isso sem falar da piscina coberta, ambiente climatizado, centro veterinário e muito mais! Ao todo são 980.000 metros quadrados dedicado a educação e criação de cavalos. Um luxo!

4- Água fervendo no bebedouro

Aquele botão do bebedouro ou filtro que você pensa que vai sair água em temperatura natural sai água fervendo para fazer chá. Já me queimei algumas boas vezes. E não é em um ou outro filtro, são em todos. O consumo do chá é algo cultural, então nada mais simples do que já ter a água ali quentinha pra quem quiser tomar um chazinho.

5- Não existe nenhum lugar em que se possa amolar o alicate

Olha que absurdo minha gente! Você gasta um dinheiro comprando alicate de unha, usa algumas vezes e depois tem que jogar no lixo! Não existe nenhum lugar no país que amole alicate, eu achei tão estranho que bati na porta de três salões de beleza diferentes e perguntei as manicures e elas confirmaram. Me disseram que passam a lixa de unha pra dar uma amoladinha, mas, quando não tem mais jeito, jogam no lixo! Isso só pode ser pra enriquecer os importadores de alicate. Eu não descobri a razão disso, se alguém souber por favor me explique.

alicate

6- Não é proibido fumar em lugares fechados

Isso eu acho o fim da picada.  Um desrespeito com a integridade física dos amiguinhos. Você sai de casa toda cheirosa e volta com o cabelo fedendo a cigarro. Muitos paises já proibiram o fumo em ambientes públicos fechados, em 2009 virou lei em todo o Estado do Rio de Janeiro e em dezembro agora passou a valer  as regras anti fumo em todo Brasil. Deve ser por isso que acho tão incômodo esse hábito de jogarem fumaça na minha cara. Detalhe importante: nunca sugira a ninguém daqui que pare de fumar, eles consideram isso uma ofensa!

incomoda cig

7- Colar de ouro que parece cortina

Sim, o amor dos árabes pelo dourado não é segredo pra ninguém. É fácil encontrar pra venda colares enormes! Não só colares, qualquer peça de joalheria pode ser encontrada aqui em tamanho gigante, essa peça em particular me chamou atenção porque eu tenho muito nervoso de coisas pesadas no meu pescoço. Essa moda de Max colar não é pra mim, mas ao que parece aqui a moda de sempre é quanto maior melhor, mais chique e mais ryco! Insha’Allah!

gold-souq

8- Bebês maquiados

Vez ou outra nos deparamos com bebês bem pequeninhos com os olhinhos cheios de maquiagem. Isso me assustou muito da primeira vez que vi, para nós maquiagem e bebê são coisas que não combinam. Após pesquisar, descobri que maquiar bebês é uma tradição comum na Índia, Paquistão e Afeganistão. Os pais acreditam que passando delineador ou Kajal nos olhos dos bebês esses ficam mais protegidos ou que os bebês melhoram sua visão.

babymakeup

9- Só homens de vestido podem atravessar a rua

Brincadeirinha gente! Mas que a placa é engraçada não podemos negar! Ainda não entendi porque não usam o símbolo universal do bonequinho, será que é porque ele aparenta estar nu e isso poderia ser um escândalo a moral ou bons costumes? A verdade é que nunca saberemos!

IMG_6304

10- Chuva de dinheiro no casamento

Até agora eu não entendi o por quê, mas sei que isso acontece. Já vi com esses olhinhos que um dia a terra há de comer! Ao que parece, na cultura khaleeji as mulheres mais velhas jogam dinheiro na noiva como forma de demonstrar apreço e desejo que o casamento seja um sucesso! O interessante é que o dinheiro pode ser recolhido pela própria noiva, por alguém a pedido dessa ou ainda deixado no chão para que, quem quiser pegue. Eu vi muitas garçonetes felizes =)

ps. Não existe foto desse momento já que as mulheres não se deixam fotografar sem as abayas e os lenços.

Sair da caixinha nos proporciona entrar em contato com outras culturas, outros jeitos de viver e acabamos por descobrir que o estranho pode se tornar interessante, por isso sempre digo: desbravar é preciso!

 

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

8 comments on “Coisas estranhas que você pode ver no Qatar – parte 2”

  1. Adorei o post! Uma dica pra amolar alicate, faça uma bola de papel alumínio bem firme e depois comece a cortar com o alicate de unhas! haha.. já fiz algumas vezes, não fica 100%, mas fica bem bom! Quando não acho quem amole, vai assim mesmo!

  2. nao sei como fui parar aqui no seu blog, mas adorei! Alias, eu não acompanho nenhum blog ou coisa do tipo mas sua linguagem é otima e eu partilho um pouco dessa experiencia no “oriente” pois moro na Turquia. Esse detalhe de chuva de dinheiro no casamento deve ser coisa de oriente, porque é feito o mesmo na Turquia, alias, nao so no casamento mas em ocasioes onde ha dança tradicional e celebracao de algo. interessante! 🙂

    • Que bom que você gostou! Sinta-se a vontade para voltar quando quiser! Gente esse negócio de chuva de dinheiro é demais pra minha cabeça, as velhas jogaram na cara da noiva! hahaha Você também tem blog ou canal ? Se tiver podemos trocar divulgação e ajudar ainda mais as pessoas que estão querendo se aventurar por essa parte do mundo! Beijo grande!

  3. OI, meu nome é Antônio Carlos e recebi proposta para ir trabalhar em um hospital de camelos no Qatar. Era exigido um cirurgião com experiência em equinos e isso eu tenho de sobra.
    Gostaria de saber sua opinião a respeito. Vc q vive aí acha q pode ser vantajoso. Como estão se virando os brasileiros que foram tentar nova vida aí.
    Agradeço a atenção.

    • Oi Antonio! Conheci alguns veterinários aqui e todos estavam bem felizes com a profissão. Conheci veterinários portugueses também! Eu sou suspeita para responder já que meu marido e eu largamos tudo no Brasil para tentar a vida aqui. O conselho que dou é: avalie os prós e os contras, faça análise de custos porque viver aqui é bem caro e tome a sua decisão em conjunto com sua família. Aqui é um lugar tranquilo de se viver e com muitas oportunidades para quem quiser.

      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *