Quando anunciei minha vinda para o Qatar fui bombardeada com uma série de perguntas, e acredite se quiser, mesmo as perguntas mais estranhas foram feitas por mais de uma pessoa. Fiz um compilado das questões mais frequentes, mas caso ainda exista dúvida não hesite em pedir a ajuda dos universitários, estamos aqui para isso!

1-      Mulher é obrigada a usar burca?

Não. Aqui as mulheres não são obrigadas a usar a burca ou qualquer ou traje da religião islâmica. Entretanto por se tratar de um país no Oriente Médio o ideal é não ousar muito no figurino, nada de roupas acima do joelho e decotes e, se possível, evite de mostrar os ombros.

2-      Mulheres podem trabalhar?

Sim. Embora a população feminina seja minoria no Qatar as mulheres podem trabalhar sem problema nenhum. E diferente de outros países nessa parte do mundo, as mulheres aqui também podem estudar,  serem donas de suas próprias empresas, dirigir e escolher o marido.

3-      Por que tudo é bege?

Aqui a maioria das casas e edifícios são bege porque se pintarem de outra cor depois da primeira tempestade de areia fica bege de novo, ou seja, tudo é pintado de bege para evitar a fadiga de repintar após cada tempestade de areia. Outra coisa que explica o fato de tudo ser bege é o clima quente. O bege não retém calor como as outras cores e não reflete como o branco.

4-      E a saudade, como fica?

Ah! A saudade dói, aperta o peito. Você começa a achar feijão com arroz e farofa de ovo a comida mais chique que poderia existir! Graças a Deus e ao Mark Zuckerberg e a outros gênios da informática nós temos o facebook, Skype, WhatsApp pelos quais podemos conversar sempre com as pessoas que fazem falta. Todos os dias  recebo uma mensagem da minha mãe me dando “bom dia” (*-*).

5-      Doha pertence a Dubai?

Não. Essa pergunta foi uma das mais estranhas que eu ouvi, e o mais estranho foi que ouvi muitas vezes. De fato não ensinam geografia direito no Brasil rs. Doha é a capital do Qatar país independente que optou por não fazer parte dos Emirados Árabes. Dubai, em contraponto, é uma monarquia árabe que está inclusa nos Emirados Árabes que é composto por mais outras seis monarquias independentes.

6-      A internet é censurada?

Sim. A internet aqui sofre uma pequena censura. Nada comparado a China, Coreia do Norte e Arábia Saudita. Vez ou outra vou fazer uma pesquisa no google e aparece o desenho de um arabezinho de bigode dizendo “Ops!”.

7-      Pode consumir bebida alcoólica?

O consumo de bebida alcoólica é permitido em alguns hotéis e casas noturnas e apenas para expatriados. Caso queira consumir bebida alcoólica em casa só existe um ponto de venda  e é necessário possuir uma licença que também pode ser usada para comprar carne de porco. Importante lembrar que os qataris, nacionais do país, são proibidos de consumir bebida alcoólica em qualquer hipótese. Só tome cuidado para não ser pego embriagado na rua pela polícia pois isso dá cadeia.

8-      Como as pessoas fazem pra arrumar namorado? Abraçar e beijar na rua é proibido?

Eu já vim casada, tenho um namorado para sempre e não preciso me preocupar com a primeira pergunta. Entretanto observando os amigos solteiros, tenho visto que muitos usam o Tinder (aplicativo de celular). A tarefa, entretanto, não é das mais fáceis; o jeito é tentar conhecer os amigos de amigos. Abraçar e beijar na rua é legalmente proibido .

9-      É perigoso? Você não tem medo dos terroristas?

O Qatar não é perigoso. O índice de criminalidade aqui é baixíssimo, além disso existe uma base militar permanente dos EUA no país. Quanto aos terroristas, o país nunca sofreu um atentado desta natureza, entretanto já cruzei com alguns simpatizantes do Talibã (vertente religiosa que comporta alguns extremistas e outros poucos terroristas) por aqui.

10-   Tem Oásis no deserto do Qatar?

Não. O Qatar é uma península sem água potável. Não existe oásis no Qatar mas ás vezes há a formação de uma praia de água salgada no meio do deserto que é chamada de Inland Sea.

11-   É quente mesmo? Como uma pessoa tão branca consegue morar num lugar tão quente?

Sim, no verão é bem quente com temperaturas que chegam a 52ºC. Eu vivo como vivia no Brasil, com bastante protetor solar e só a nível de informação eu estou mais branca do que quando cheguei, já que quando está sol ninguém caminha ao ar livre. É de casa para o carro, do carro para o shopping ou outro local fechado com ar condicionado.

12-   Tem igreja?

Sim. Afastado de Doha existe um complexo religioso, autorizado pelo governo, que conta com uma igreja católica grande e uma igreja anglicana na qual também se realizam cultos adventistas e protestante pentencostal.

13-   Existe sistema público de saúde e educação?

Não existe sistema educacional público gratuito. Já quanto ao sistema de saúde o Hamad Hospital, que pertence ao governo, oferece consultas por preços populares e em caso de emergência o serviço é gratuito. Importante lembrar que 80% do valor dos medicamentos são subsidiados pelo governo. Os nacionais tem sua educação, em caso de boas notas, inclusive no exterior, subsidiadas pelo governo além de gastos com a saúde em qualquer hospital.

14-   Você já viu pessoas pobres?

Sim. Os trabalhadores braçais vivem em condições precárias, as vezes 50 pessoas dividem a mesma casa. Entretanto não existem moradores de rua, posto que uma vez que essas pessoas perdem o emprego são enviadas de volta aos seus países de origem. Só para constar, não existe qatari pobre.

15-   Como faz para conseguir o visto?

O visto de turismo não é muito difícil de conseguir, basta pedir pelo hotel onde se tem reservas ou pela companhia aérea e geralmente sai em até 5 dias. O visto de trabalho é um pouco mais complicado e tem que ser pedido pelo seu empregador que se torna o seu responsável no país. O meu visto foi uma novela, negado 4 vezes por motivo de segurança nacional, cuidado garotos eu sou perigosa!

16-   Existe algum ônibus que faça um city tour ?

Sim. Essa pergunta ninguém fez para mim, ainda, mas fuçando a internet percebi que essa é a maior dúvida de quem vem apenas para fazer uma escala curta aqui em Doha. A empresa que faz esse serviço é o Doha Bus eu achei o preço salgado mas é uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo. Esse é o site: http://www.dohabus.com/ e caso ache comprar pelo site complicado, assim que chegar vá ao shopping City Center, em West Bay, que lá tem um estande de vendas.

17- Mulheres podem andar sozinhas?

Sim. Não existe nenhum perigo em andar sozinha aqui em Doha, apenas não se incomode se perceber que as pessoas estão te olhando.

18- Existe algum preconceito contra brasileiros?

Não. Se falar que é brasileiro falta só estender tapete vermelho. Todo mundo fica feliz, quer ser seu amigo, te pergunta o que aconteceu com a seleção na Copa do Mundo pede pra ver você sambar, uma maravilha!

19- Catar ou Qatar?

Na verdade as duas formas são utilizadas. Em português é mais correto a escrita com a letra C, em árabe ou inglês e ainda na maioria das línguas se escreve com Q. Existem ainda, mesmo que usado raramente, as variações Quatar ou Katar. Eu costumo escrever com Q para facilitar as buscas no google, afinal quero público para o meu blog! rs

113 comments on “FAQ”

    • Oi Ludimila! Qualquer dúvida estou disponível aqui para isso. Eu não tive muito tempo de amadurecer a ideia. Estou amadurecendo aqui hahahha.. Não é o lugar mais difícil do mundo e depois de um tempo você acaba se acostumando a rotina, grande abraço! =)

  1. Oi Thais, tudo bem? Eu estou pensando em fazer uma viagem para a Ásia em 2015, e poderia fazer um stop de 2-4 dias em Doha. A questão é que vou com minha namorada, será que lá existe problema com casais não casados? Para obter visto, ficar em hotel? Claro que seríamos extremamente discretos…
    Obrigado! Abs

    • Oi Antônio, tudo certo! Doha tem muito a oferecer acho interessante mesmo essa sua parada por aqui. Acredito que você e sua namorada não vão enfrentar nenhum problema para requer o visto de turista ou se registrar em um hotel, mesmo não sendo casados. Pela minha experiência eles não perguntam isso no hotel, mas é bom avisar a eles que você irá com uma acompanhante, até porque o hotel que irá resolver seu visto de turista. Busque hotéis internacionais, vez que alguns hotéis possuem regras diferentes de outros, como por exemplo o consumo de bebida alcoólica. No mais, estou a disposição, grande abraço!

  2. Oi Thais, tudo bem?!

    Procurei bastante um blog de brasileira em Doha.. e que fosse recente.
    Meu marido esta participando de um processo de seleção pra trabalhar ai.
    E eu fico lendo tudo e cheia de dúvidas e incertezas kkk
    Conforme for.. quando chegar ai.. te chamo pra gente tomar um cafe kk
    Muito bom ler seu blog.
    Abraços.

    • Oi Lizi!

      Que bom que você gostou, fico feliz! Este é um blog de uma brasileira para outras! Espero te ver aqui em Doha em breve e com certeza tomaremos um café! Grande abraço!

  3. Oi Thais,
    como é morar em Doha? Valores de aluguel ou compra de imoveis? Estou participando de um processo seletivo e gostaria de saber para me ajudar na decisão…
    Adorei seu site, muito informativo e explicativo…
    Abraços

    • Oi Aline! Morar em Doha é bem tranquilo, sem criminalidade, não sei de onde você é mas comparado ao Rio de Janeiro é uma cidade pequena. O aluguel é como em qualquer outro lugar do mundo, quanto mais perto de West Bay, que é o centro comercial, mais caro. Quanto mais chique o lugar, mais caro. Porém procurando, dá pra encontrar imóveis com preços acessíveis e locais próximos, mas é sempre caro. Só para você ter uma ideia, uma apartamento em West Bay não custa menos de 15 mil, no Pearl (bairro chique) 10 mil, Em Al Saad e Bin omram (que ficam mais ou menos 10 minutos de carro de West Bay) entre 7 a 10 mil dependendo do tamanho e se já vai vir com a mobília. Fora de Doha você encontra Vilas, que são casas enormes, por 5 mil. Geralmente as empresas pagam por esses alugueres ou pelo menos dão uma ajuda. Quanto a comprar, aqui é proibido a venda de imóveis para expatriados. Obrigada pelos elogios!! Qualquer dúvida é só falar! Grande abraço! ps. os valores estão em moeda daqui.

    • Oi Eduardo! eu já fui em quase todos os mercados e nunca vi a venda. A minha farinha trago do Brasil, se você quiser te dou um saco de presente! Beijo grande!

      • Hahaha eu ri muito quando li essa pergunta! Mas deixa me explicar: estou morando aqui em Doha há pouco tempo e, confesso, AMO a minha farinha! Eu já tinha desistido de procurar, mas finalmente encontrei!!! 🙂 Eu comprei esses dias, só não tive ainda a chance de experimentar. Ae Eduardo, antes de te mandar uma mensagem vou provar a farinha, pra não passar vergonha! 😀 abraço!

    • Oi Simone! De fato não é fácil encontrar vagas em escolas, especialmente para crianças pequenas. Em todas as escolas existem uma lista de espera e algumas exigem que se faça prova de proficiência para entrar. Espero ter te ajudado! Grande abraço!

  4. Olá tudo bem?
    Estou em uma temporada na Thailandia e minha escala em junho para voltar para o Brasil será em Doha, estou pensando em ficar uma noite para conhecer os principais pontos, eu consigo hotel para uma diária apenas? tem algum mais em conta que você me indicaria? eu vou sozinha, não queria deixar passar essa oportunidade de conhecer, e em um dia de hotel e passeios tem ideia de quanto eu iria gastar?
    Muito obrigada =) Beijo! Parabéns pelo site é ótimo!!!

    • Oi Jessica! A Qatar Airways tem um serviço para quem vem assim rapidinho igual a você. Inclui visto e hotel, para saber mais é só ir nesse site aqui( http://www.qatarairways.com/br/pt/transit-accommodation.page ). Em caso do seu vôo não se enquadrar nesse serviço eu sugiro que você faça a reserva em algum dos hotéis dentro do Souq Waquif porque assim você economiza tempo e já fica dentro de um dos mais importantes pontos turísticos. Em junho vai estar bem quente! Você não vai ao deserto por exemplo, todos os outros passeios são gratuitos, você só vai gastar com taxi e refeições. O custo maior vai ser com o visto e a diária mesmo. Obrigada pelo elogio e espero que você aproveite Doha!! Beijo grandeeeeee!

  5. Oi Thais! Tudo bem?
    Eu estarei em Doha de 29/03 a 03/04 para participar de um evento. Vou ficar hospedada no Intercontinental Doha, já que o evento será realizado lá. Minha reserva não tem refeições incluídas e acho que os restaurantes do hotel devem ser bem caros. Há opções boas para jantar nessa área?
    Outra coisa: táxi por aí custa caro?

    Obrigada!

    • Oi Aline! Aqui tem dois hotéis com esse nome, um em frente a praia 5 estrelas e um pouquinho de nada mais distante de West Bay e O Intercontinetal The City que fica praticamente em frente ao City Center Shopping onde você encontrará várias opções de restaurante e fast foods, todas mais baratas que no hotel. Os taxis regulares ( Karwa, um verdinho) são bem baratos. Mas nos hotéis eles vão tentar te empurrar os serviços de limosine, esses são mais caros. No próprio City Center tem um ponto de taxi, desses baratinhos. E você também pode usar o Ubber, que é um aplicativo de celular que funciona muito bem aqui e é só um pouquinho mais caro que o taxi convencional, porém mais baratos que os serviços de limosine. Espero que você goste de Doha!! Beijo grande!!

  6. ola Thaís. Td bem? Me chamo Bruno e estou aguardando uma oferta de emprego para mudar para Doha. Tenho duas dúvidas. Com relação à censura da internet, há algum meio de burlar isso? Como as mulheres comprar anticoncepcional? Agradeço se puder responder as duas. Parabéns pelo blog, tem ajudado a mim e a minha noiva a entender melhor como funcionam as coisas por aí!

    • Oi Bruno! Que bom que você gostou do blog! Quanto ao anticoncepcional, esses são vendidos nas farmácias e qualquer um pode comprar, assim como preservativos, então pode ficar tranquilo. Quanto a internet, usamos VPN pago ou ainda o serviço do site unotelly que muda o endereço de IP, assim podemos ter acesso ao Netflix por exemplo. Se tiver mais alguma dúvida é só falar, grande abraço!

  7. Olá Thaís. Como vai? Estamos avaliando uma oferta de emprego para mudar para Doha. Queria saber se é possível driblar a censura e como as mulheres comprar anticoncepcional. Poderia me ajudar? Grato

  8. Recebi uma proposta de emprego em Doha que pode me proporcionar a mudança em definitivo do Brasil para o Qatar, gostaria de saber como é o custo de vida, tipo, preço de aluguel, aluguel de carro, escola para crianças, água, luz, telefone, internet, e a comida.

    • Oi Cristiano! O custo de vida no país é correspondente ao salário, alto. Sem dúvida as duas coisas que mais pesam no orçamento são o aluguel e educação, por isso, geralmente, toda proposta de emprego vem com esses valores inclusos, ou pelo menos parte deles, como benefício. Como quase não existem impostos e os juros são mínimos, apenas uma correção monetária, é muito fácil comprar um carro. Água, eletricidade e gasolina são subsidiados pelo governo portanto não pesam no orçamento. Quanto a comida os valores são sazonais, tudo é importado então você pode imaginar que não é baratinho mas também não é absurdo de caro, exceto pela carne vermelha que é cara rs O serviço de telefonia e internet têm um preço justo e uma boa qualidade. Espero ter te dado uma ideia =)

      • Thais, parabéns pelo blog.
        Eu gostaria de saber se é difícil alugar um casa ou apartamento, pois na proposta de emprego me passaram que será por minha conta, e eles vão pagar uma ajuda de custo para isso, tem muita burocracia igual no Brasil? Consigo pegar um AP já mobiliado?

        • Oi Cristiano! A parte mais cara de viver no Qatar, sem dúvida, é o aluguel. Então dependendo de quanto dinheiro você esteja esperando gastar para isso, a tarefa de alugar se torna complicada. É bem difícil achar um bom apartamento, num bom bairro, por um bom preço. Não existe muita burocracia, geralmente os contratos são de 1 ano, no ato do aluguel deve ser pago a comissão do corretor, geralmente entre 40% e 60% do valor do aluguel e ainda fazer um depósito no valor de um mês cheio. Muitas vezes não é exigido o depósito em si, mas um cheque caução. Você consegue um a mobiliado sim, mas se aconselho a pegar um sem mobília ou semi-mobiliado porque vale bem mais a pena, a diferença de preço é enorme. Com metade da diferença de preço você pode comprar móveis que você goste na IKEA por um preço bacana! Espero ter respondido suas dúvidas! Grande abraço!

  9. Bom dia flor,

    adorei seu blog, uma amiga e eu estamos nos organizando para passar as férias, pelo menos uns 15 dias. Para nós brasileiros qual o custo médio para passar uns 15 dias, você indica algum hotel ou agencia que possa nos ajudar quanto visto, é a nossa primeira viagem ao exterior. Decidimos isso hoje e estou super insegura.

    • Bom dia Alessandra! Que bacana! Na minha opinião 15 dias é bastante tempo para ficar em Doha a turismo, se eu fosse você dividiria 7 dias aqui em Doha e 7 dias em Dubai que é um vôo de 45 minutos entre um e outro. Você consegue achar hotéis por até R$ 350,00 a diária para duas pessoas, mas depende da época do ano. Eu gosto muito do Wyndham, Intercontinental e St Regis. Existem outras ótimas opções perto do Souq Waquif também. Você teria a despesa com o visto que pela Qatar Airways que custa 55 dólares. Você tem que colocar no papel despesa com transporte que seria ou aluguel de carro (R$80 reais a diária aproximadamente) ou andar de taxi (cada corrida é no mínimo R$10,00) dependendo de quantos lugares você pretende ir por dia, não dá pra fazer a pé. Com alimentação você gastaria entre R$50 a 120,00 por dia para cada pessoa (dependendo também de onde vocês escolheriam comer). Com passeios você só pagaria o do deserto mesmo, os outros tem entrada franca. Aqui no blog tem alguns posts com dicas de passeios e os preços mais certinhos. O visto se consegue pela companhia aérea ou agência de turismo. Muitos brasileiros usam a agência Cleopatra, eu nunca usei, mas você pode entrar em contato com eles. Espero ter te ajudado! Grande abraço!

  10. Oi Thais. Adorei o seu blog. Estou em Qatar a uma semana e gostaria muito de conhecer brasileiros que moram aqui. Tenho duvidas sobre encontrar emprego e dirigir em Qatar. Vc poderia me mandar um email para ser mais facil de nos comunicar?

  11. Oláa! Nós brasileiras estamos tão acostumadas com a ida a salão de beleza para fazer unha e cabelo e também aos studios de depilação. Então isso vem me preocupando caso eu me mude para Doha rsrs exixte salão de beleza e studios de delipação?
    Bjjjs

    • Oi Larissa! Existem muitos salões de beleza e muitos estúdios de depilação. Aqui também tem vários Spas que prestam esse serviço. Porém, diferente do Brasil, os serviços são mais caros. Fazer pé e mão, por exemplo, não sai por menos de R$120,00 rs. Espero ter te ajudado! Grande abraço!

  12. Existem igrejas evangélicas, tipo batista, por ai? essas igrejas falam ingles ou existe alguma brasileira? E o serviço de fotógrafa, é facil se empregar nessa área ou até mesmo trabalhar por conta própria? Sei muito pouco do inglês, consigo me virar ai ou é preciso estudar a lingua antes? Onde é permitido usar short ai ou vestido não muito curto, porém acima do joelho? tantas duvidas, te enchendo de novo kkk mas tenho muito medo em relação as roupas, pq usar calça no calor de 52º deve ser horrivel. Aqui no brasil somos acostumados a por um short e uma sandália e pronto

    • Oi Carol, existem igrejas evangélicas no complexo religioso você pode ler mais clicando aqui. A demanda por fotógrafas mulheres é alta já que as festas para muçulmanas são “ladys only”. É sempre bom melhorar o seu inglês principalmente se você quiser trabalhar. Mas para fazer o básico da vida (mercado, shopping, dirigir) o básico já funciona. Você pode usar shorts nos hotéis (alguns) vestido não muito curto é liberado ( até os super curtos são liberados para sair a noite nos hotéis), vestidos até o joelho são bem aceitos nas ruas, mas você vai reparar todo mundo olhando suas canelas. para driblar o calor eu investi em calças de tecido fresco larguinhas, saias e vestidos longos, tem funcionado. Você pode pegar mais dicas de como se vestir clicando aqui ou aqui.

      Grande abraço!

  13. Oi, Thais. Adorei seu blog!
    Tenho uma dúvida…vou viajar da Indonésia pra Amsterdam e minha escala seria no Qatar por 3 horas. Tem problema pra mulheres desacompanhadas viajarem por lá? Outra dúvida é se preciso de visto de trânsito e se esse é pago.
    Muito obrigada! 🙂

    • Oi Tamires. Se você não sair do aeroporto não precisa de visto. O visto só se faz necessário se você quiser conhecer a cidade. Mas como sua escala é curtinha eu nem recomendo. Não sei quanto a Indonésia, mas por aqui não tem nenhum problema de mulheres viajando sozinhas. Grande abraço!

  14. Olá Thais,
    passarei quinze dias em Doha e queria saber sobre a possibilidade de dirigir um carro alugado por lá. Será que é possível? Preciso de alguma licença especial?

    Obrigada, flor

  15. Olá Thaís sou africana, moro em Portugal e adorei o seu blog. Dicas muito boas e conselhos prestáveis.
    Estou a ponderar ir com a minha filha ainda bebé e namorado para o Qatar tentar a nossa sorte. Somos ambos formados em Direito e tencionámos ir procurar emprego e ficar a viver. Eu falo e escrevo bem inglês e ele embora não fale inglês percebe alguma coisa e sabe escrever e falar árabe. Acha fácil irmos sem nenhum processo de seleção de emprego iniciado e arranjarmos emprego? Quanto dinheiro acha que devemos ter para os primeiros meses?
    Agradeço qualquer ajudinha e dica.

    • Oi Solange! Que notícia boa saber que meu blog tá sendo lido ai em Portugal. Muito obrigada pelo carinho.
      Só é possível morar no país se pelo menos um de vocês já estiver empregado porque o visto de residência é atrelado a um empregador. Na área de Direito o seu namorado tem mais chances de encontrar um emprego já que fala árabe. Neste campo eles preferem as pessoas que falam árabe em primeiro lugar e depois profissionais ingleses ou americanos, não sei o porquê só sei que essa é a barreira que tenho encontrado. Caso venham de férias e queiram tentar encontrar um emprego enquanto isso considerem os custos com hotel, transporte e alimentação. Busque emprego nos sites das empresas grandes do país ( Qatar Airways, QatarGas etc) o linkedin também é uma boa ferramenta, foi por ele que meu marido chegou aqui. Espero ter te ajudado, grande abraço.

  16. Oi Thais, recebi uma proposta para trabalhar no Qatar. Sabe se preciso fazer um “plano de saude” ou a saude publica ai é boa? Como funciona? Hoje moro em Sao Paulo, e tenho plano de saude.
    Obrigado

  17. Ola Thais, queria mandar uma lata de goiabada para uma pessoa em Doha. Posso enviar pelos correios? Ou a alfandega do Qatar não permite a entrada de alimentos? Grande abraço!!!

  18. Oi Thais, tudo bem? Já faz algum tempo que venho me interessando em morar e trabalhar no Qtar. Meu chefe é médico e ficou um ano ai e me disse coisas muito boas, você saberia me dizer como é trabalhar em hospital no Qtar como Técnico em Radiologia?
    abs
    Fábio

    • Oi Fabio eu não conheço ninguém que trabalhe nesta área para te dar uma opinião. Sei que a maioria é de filipinos e indianos. Grande abraço.

  19. Boa tarde, Thaís!
    Recebi uma proposta para trabalhar em Doha, porém o aluguel será por minha conta.
    Gostaria de saber o valor médio em reais de aluguel em uma área legal.
    Também gostaria de saber se o transporte público é bom, se é caro. Além disso, você conhece alguém que trabalhe na área de TI. Gostaria de saber se meu salário está compatível.
    Obrigada!

    • Oi Amanda!

      Depende de onde você considerar uma área legal rs
      Na Pérola, que é bem bonito, e fica a pelo menos 15 km de West Bay o aluguel de um apartamento de 1 quarto está em torno de 10 mil ryals ( o ryal qatari e o real brasileiro estão quase equiparados por conta da cotação do dólar). Em Al Saad e Bin Omran que são bairros mais próximos de West Bay mas não tão chiques como a Pérola, você encontra apartamento de 1 quarto entre 6.500 e 7.200 ryals. Em West BayUm quitinete está em torno de 9 mil ryals. O ideal ee saber onde você vai morar.

      Eu não conheço pessoalmente ninguém. Porém uma pessoa já me mandou um e-mail e trabalha na mesma área, também queria saber sobre aluguel. rs

      Para saber se seu salário tá compatível dá uma olhada nesse post que escrevi para o BPM aqui

      Beijo grande!!

  20. Olá Thais você poderia me ajudar a dizer para mim quais são as áreas mais importante e mais pedidas e melhor pagas em Doha no Qatar para trabalho são elas,
    Eletricista, técnico em refrigeração de ar condicionado, técnico em informatica instalação e manutenção de computadores, técnico de instalação de sistema de câmeras de segurança, mecânico de automóveis e elétrica de automóveis, carpintaria, bombeiro hidráulico, se você poder me ajudar ficarei extremamente grato aguardo retorno obrigado !

    • Oi Paulo. Eu num faço ideia. Não conheço ninguém que trabalhe nessas áreas e nem sei se eles contratam brasileiros para isso. Aqui existem algumas profissões que só podem ser exercidas por certas nacionalidades. De toda forma eu escrevi um post sobre empregos aqui no Qatar que você pode dar uma olhada clicando aqui . Grande abraço e desculpa não poder te ajudar.

  21. Olá Thaís, tudo bem? Bom gostaria de saber como as pessoas se relacionam em Doha, ter um relacionamento. Pergunto isso pois a maioria que vai pra ai é casado, mas pra quem é solteiro, de uma forma ou outra vai querer se relacionar, afinal, ninguem vai querer ir para um país só para trabalhar, vai querer levar uma vida “normal”, ou não, depende de cada um. Essa é minha duvida e se puder responder ficarei grato. Pois essa semana tenho que decidir se vou pra ai ou nao.

    • Oi Tiago! As pessoas solteiras que eu conheci aqui conhecem as outras pessoas solteiras pelo tinder rs.. relacionamento é normal, tem suas limitações nada de beijo e abraço em público por exemplo. A vida aqui é tranquila, tudo normal na medida do possível. Dá para fazer amigos, ter vida social é só abrir o coração para novas experiências. A troca cultural é muito grande porque conhecemos gente do mundo todo aqui =)

  22. Tais, qual o tipo de tomada que se usa no Qatar , 3 pinos redondos (padrao brasileiro) 2 pinos chatos pardaro americano. tenho uns equipamentos para levar e tenho duvida se compro ai ou levo do Brasil.

    • Oi Suzana! Aqui se usa a tomada britânica três pinos achatados. Tem para vender todos os tipos de adaptador caso você precise. Espero ter ajudado grande abraço!

  23. Thaís, boa tarde!
    estou para ir a trabalhar em Doha

    vc sabe se existe a empresa ” Horizon Arabia Group” na área da construção civil?

    Apenas para confirmar a existencia da empresa.

    • Oi Daniel. Eu não conheço não. Mas para você ficar mais tranquilo eu não conheço nada relacionado a construção civil. Procura na internet, entre em contato com a Embaixada do Brasil aqui no Catar talvez eles tenham essa informação.

      Grande abraço!

  24. Thaís, boa tarde!
    estou para ir a trabalhar em Doha

    vc sabe se existe a empresa ” Horizon Arabia Group” na área da construção civil?
    como é o processo de pagamento de passaporte.. é feita pela empresa ou eu tenho que fazer quando chego no local?

    • Daniel, não conheço essa empresa aliás não conheço nenhuma empresa na área da construção civil. Geralmente é a empresa que cobre os custos de visto e passagens aérea. Grande abraço.

  25. Olá Thaís! Tudo bem? Meu marido é piloto de avião e estamos estudando a possibilidade de irmos morar em Doha. Gostaria de saber se existe uma comunidade de pilotos e onde moram. Será que você consegue me ajudar com essa informação?
    Eu tenho dois filhos, um de seis anos que estuda em colégio internacional e a outra de dois anos que ainda não estuda. Vc acredita que o fato do mais velho estudar em um colégio internacional facilita a transferência de colégio ou a procura de vaga nos colégios em Doha?
    Eu e meu marido temos muitas dúvidas e receios de irmos com duas crianças tão pequenas, mais a situação no Brasil não está nada fácil.
    Obrigada pela sua atenção.

    • Oi Ana Paula, tudo certo e você? A comunidade de pilotos brasileiros é grande. Muitos moram nos condomínios disponibilizados pela Qatar (São vários) outros moram fora em diferentes bairros. Quanto ao seu filho o que facilita o ingresso dele em uma escola é o domínio da língua inglesa. É complicado conseguir vaga, as crianças devem fazer uma prova como falei nesse post aqui

      Qualquer dúvida é só entrar em contato. Espero ter ajudado. Grande abraço!

      • Boa tarde, Thaís.
        Obrigada pela pronta resposta.
        Na sua rede de relacionamento, você teria algum piloto que esteja morando em Doha? Gostaria de conversar com alguma família, saber um pouco de sua experiência.
        Obrigada pela ajuda.
        Ana Paula

    • Boa tarde Thais!

      Por Favor!
      Minha filha mora ai, ela e fisioterapeuta, sõ que ela não sabe se ai em Doha tem escolas com cursos de Ingles. Tenho uma sobrinha que quer ir por 90 dias. Vc tem conhecimento de alguma e os respectivos preços…
      Obrigado

  26. Olá Thais, parabéns pelo seu blog.

    Vou fazer um trabalho nas Olimpíadas para o Qatar aqui no Rio de Janeiro, e o seu blog foi melhor fonte de informações que encontrei.

    Vai durar 03 meses e começa em Junho.

    Se precisar de mais informações no futuro volto para uma conversa. Por hora apenas o parabéns.

    • Muitíssimo obrigada Gustavo! Fico muito feliz de saber, no que precisar é só chamar.
      Chego no Brasil dia 20/07 se precisar de algo daqui avisa.

      Grande abraço!

  27. Estou fazendo um processo seletivo e queria saber qual o processo pra alugar uma casa por aí. Tem alguma corretora, como é aqui?
    Tem algum grupo no whatsapp da galera que está aí?

    • Oi Rafael! Tem várias corretoras imobiliárias que você pode encontrar na internet. Geralmente eles pedem o depósito de garantia e mais uma comissão para o corretor. A maioria dos contratos são de um ano e tem a possibilidade de se alugar mobiliado ou sem mobília. Eu não estou em nenhum grupo no whatsapp mas posso te add a um grupo no facebook. Me procura lá facebook/desbravadoha e continuamos o processo.

      Espero ter te ajudado, grande abraço!

  28. Olá Thaís!

    Gostei muito do seu blog, de verdade.
    Mas me surgiu uma dúvida que achei que poderia estar aqui no faq mas não tem.

    É quanto ao idioma.
    O que é mais importante para morar e trabalhar em Doha? O inglês ou o árabe?

    Sucesso para ti, um abraço!

    • Oi Jackson! Que bom que você curtiu o blog, fico feliz.
      Dá para viver e trabalhar aqui apenas com o inglês é claro que se você tiver o árabe é um plus.

      Muito obrigada, grande abraço!

  29. Bom dia,
    Estou de partida para trabalhar no Qatar, e como descobri seu magnifico blog, agradeço que me informe sobre alguns costumes/proibições devido à diferença de culturas, e a respeito de comida!!é muito diferente da europeia? Como português deve ser dificil encontrar alguns produtos!!! Porco não se encontra..não é? e carne bovina? qual a base de alimentação? Obrigado.

    • Oi Antônio!
      Muito obrigada pelos elogios! Fico feliz que meu blog tenha te ajudado. Tem um post meu no blog Brasileiras pelo mundo no qual eu falo um pouco do que não se pode fazer no país. Para ler basta clicar aqui

      Aqui é bem cosmopolita, tem comida para todos os gostos. O que não acha aqui é bacalhau, se você não vivem sem traz um pedacinho pra matar a saudade hehehehe
      Quanto a carne de porco você pode comprar desde que tenha a licença para isso, então não precisa se preocupar.
      Carne bovina vem da Argentina, Austrália e Nova Zelândia. Tem diferentes cortes, as vezes consigo comprar até picanha ( corte brasileiro). A única diferença é que a carne é halal, sangrada, como os muçulmanos podem comer.

      A base da alimentação é pão, arroz, carneiro, frango, grão de bico. Mas como eu te disse tem de tudo para vender aqui.

      Espero ter te ajudado, grande abraço!

  30. Olá Thais, parabens pela iniciativa do blog e pela atitude de usar sua experiência ajudando pessoas, tenho algumas dúvidas sobre o Bahrein e creio que você poderia me ajudar, existe alguma forma de eu te enviar um email? desde já, muito obrigado!!

    • Oi Renato! Muito obrigada pelo carinho. Infelizmente eu nunca fui ao Bahrein, existe uma blogueira brasileira muito bacana que você pode encontrar no instagram e no facebook o @blogdamah1 . De toda forma deixo o meu e-mail aqui caso você queira tirar mais dúvidas desbravadoha@gmail.com

      Grande abraço!

  31. Olá Thaís!!!
    Eu, marido, filho (8anos) e cachorro estamos pensando em morar aí.
    Estou adorando seu blog, muito esclarecedor. Mas, ainda tenho uma dúvida.
    Sou espírita, está religião é permitida?
    Muito obrigada! Bj
    Thaís

    • Oi Thaís! Minha xará!

      Que coisa boa saber que você está curtindo o blog!
      Olha, não existe oficialmente uma congregação espírita aqui. Para ter uma congregação oficial autorizada pelo governo a religião deve ter no mínimo 1500 adeptos morando no país.
      Agora, já ouvi falar de grupos espíritas que se reúnem em suas casas.

      Espero ter te respondido. Para saber mais sobre exercício da fé aqui no Qatar clique aqui .

      Grande abraço!

  32. Ola Thais,
    Boa noite. Tudo bem com voce? Super legal seu blog e de muita informacao.
    Estarei em Doha por 2 semanas para um treinamento pela empresa AKH. Desculpa a pergunta, mas, moro em Londres e estou morrendo de saudades de tomar aquela cerveja gelada. Sera que voce conhece alguem que poderia me ajudar tendo a licenca. kkkk. Desculpe mesmo, mas este calor esta me matando.
    Se possivel aguardo retorno.
    Muito Obrigado

    • Oi Charles!

      Você não precisa da licença, você pode tomar cerveja em um dos bares de hotel. Eu recomendo o Champions no Marriot City Center ou o Irish Pub no Sheraton.

      Grande abraço!

  33. Boa noite Thais
    Meu nome é Alexandre Roque, Moro em Campo Limpo Paulista-SP
    Estou seriamente decidido a me mudar para o Qatar, só que não sei por onde começar a minha trajetória.
    Por isso seria muito importante pra mim conhecer alguém como você pra me dar umas dicas de onde trabalhar, morar e como faço pra conseguir isso.
    Se você puder me ajudar eu agradeço muito

    Obrigado por enquanto
    🙏
    Att.

    Alexandre Roque

    • Oi Alexandre. O primeiro passo para se morar no Qatar é arrumar um emprego. Sem um responsável você não consegue entrar no país. Para ver vagas de emprego procure agências especializadas, entre nos sites das empresas daqui ou busque pelo linkedin. Espero ter te ajudado, grande abraço!

  34. Thais,

    Sei que você já está me ajudando muito e que já te perguntei muitas coisas.

    O Hotel esta querendo me cobrar 800 QAR para dar entrada no visto. Vou ficar apenas um dia no Qatar e pelo que procurei esta taxa deveria ser em torno de 100 QAR.

    Tem ideia desses valores?

    O hotel não está cobrando uma taxa abusiva por este visto?

    Obrigado,

  35. OI, Thais! Tudo bem?

    Vou para Bangkok ano que vem com conexão em Doha e gostaria de te fazer duas perguntas:

    1) Li em um blog que mulheres solteiras, desacompanhadas e abaixo de 30 anos não podem entrar no país. A informação procede?
    2) Tenho uma conexão de 9 horas, mas ela vai das 22 às 7h. Vale a pena sair do aeroporto para conhecer algo da cidade à noite?

    Muito obrigada!

    mapanamao.com.br

    • Oi Ester! Tudo certo, e você?
      Respondendo suas perguntas:

      1) Essa informação é falsa. Mulheres podem entrar desacompanhadas no país sem nenhum problema desde que tenham o visto previamente emitido (no caso de passaporte brasileiro).
      2) Até as baladas acabam cedo, as 2 da manhã. Todas as coisas ficam fechadas, então acho que não vale a pena você por conta do preço do visto e Doha também merece um pouquinho mais de tempo =)

      Espero ter te ajudado! Grande abraço!

  36. Oiii Thais, tudo bem?!
    Meu nome é Amira e vou passar uns dias no Catar de férias. Tem como vc me informar qual é a tomada usada aí? Se vc tiver uma foto. Sempre passo aperto na hora de carregar os eletrônicos. Rsrsrsr Se vc tb souber a tomada da Tailândia e do Vietnã? Muito obrigadaaaa

    • Oi Amira! Tudo bem e você?

      O padrão de tomada aqui é o inglês. Não precisa se preocupar muito com isso, quando você chegar vá até o Carrefour e compre um adaptador universal, custa uns 50 ryals, daí você terá todos os padrões do mundo inclusive Tailândia e Vietnã.. hahahha

      Grande abraço e boa viagem!!

  37. Oi Thais,

    Parabens pelo site, ta realmente muito bom e informativo. Eu tenho um stop over em Doha de 13 hrs em abril 2017 e pensei em contratar um motorista para fazer os principais passeio comigo (e meu marido). Vc acha uma boa ideia? Isso eh uma pratica comum ai? Vc tem alguem de confianca para indicar? Pensei que com isso poderia otimizar meu tempo e ir pros principais pontos turiscos rapido e sob o comando de alguém que ja conhece a cidade. Muito obrigada desde ja!

    • Oi Vanessa! Muito obrigada pelo carinho. Muita gente faz isso sim, porém eu não tenho nenhum motorista para te indicar. Aqui tem uma guia turística brasileira, a Erika você pode entrar em contato com ela através do e-mail guiadoha@gmail.com ou pelo instagram @guiadoha . Outra opção é o ônibus Hop in Hop off Doha bus ou ainda alugar um carro, o google maps leva você a qualquer lugar por aqui e alguns pontos turísticos são bem próximos uns dos outros. Grande abraço, seja bem vinda e boa viagem!

    • Oi Vanessa pode entrar em contato? estou muito empolgado para fazer uma viagem dessa natureza, quem sabe podemos trocar algumas ideias
      caso tenha interessa, vc pode me add no wat ok (21) 99991-9079.
      Em relação a Thais, tambem a encontrei pelo google, acredito que é uma pessoa que pode nos ajudar bastante, pretendo nesse semestre ainda me organizar para essa viagem. bjs meninas.

    • Oi Nathalia! Fico feliz de saber que você curtiu o blog. Respondendo a sua pergunta, sim. Para trabalhar aqui você precisa vir com uma proposta de emprego, pois seu empregador será o responsável por você no país.

      Grande abraço!

  38. Olá Thaís,minha duvida é se posso levar a namorada ou é proibido? e se caso eu for morar no qatar tenho que casar com ela ou posso viver morando junto? vi um vídeo de uma garota no youtube falando que é proibido.

    • Oi Anderson!

      Aqui é crime a relação sexual fora do casamento. Então se você quiser trazer sua namorada vocês deverão se casar, é bem perigoso morar junto sem ser casado, se alguém denunciar vocês dois podem ir presos.

      Espero ter te respondido! Grande abraço!

  39. Oi Thais, tudo bem? Estou morando em Doha há apenas 3 semanas. Gostaria que me indicasse alguns cursos de inglês para mim e para meu filho de 16 anos. Iniciamos aulas no Brasil, mas precisamos continuar com as aulas de inglês aqui e estou meio perdida. Adorei seu blog, obrigada por compartilhar sua experiencia.

  40. PArabens pelo seu Blog muito bom!
    Moro em Zurique ha 9 anos e adoro viajar. JA fui a SIngapura e a Dubai varias vezes, mas a Doha nunca e Como sou muito detalhista achei seu blog super pra quem pesquisa sobre o Lugar! esse ano irei, nao sei a data ainda… bjs Grasi
    espero que ainda esteja morando ai!

    • Oi Grasi! Que bom que gostou do blog!

      Doha é um charme, acho que você vai gostar. É bem menor que Dubai mas tem muitos mais elementos culturais. No que precisar pode contar comigo!
      Grande abraço!

  41. Oi Thaís, gostei bastante do se blog. Bem esclarecedor. Parabéns!
    Meu marido recebeu uma proposta de emprego e eu tenho algumas dúvidas…
    Sabe me dizer se é difícil arrumar emprego na área de arquitetura?
    Como está a questão da violência em Qatar? Tem perigo de ataque terrorista? Rs
    Bjs

    • Qatar é o lugar mais seguro do mundo. Não existe nenhum risco de atentado terrorista. É possível trabalhar como arquiteta no Qatar. Algumas brasileiras inclusive o fizeram. Espero ter ajudado, abraço!

  42. Ola, parabéns pelo blog, muito bem construído!

    Estou indo para Doha em Setembro e terei quase quatro dias na cidade e estou começando a achar que é muito tempo, o que acha?

    Outra coisa, saberia me dizer se é possível ir de Doha ao Bahrein? Se sim, qual o melhor meio?

    Obrigado pela ajuda!

    • Quatro dias é um bom tempo para aproveitar com calma a cidade. Tem bastante coisa pra ver e fazer, seus dias vão ficar ocupados. De Doha para o Bahrein só dá para ir de avião. Não tem nada para fazer no Bahrein, melhor ficar no Qatar mesmo hehehe

      Grande abraço!

  43. Olá Thaís, tudo bem?

    Estou me mudando para Doha em Dezembro e venho acompanhando o seu Blog e o da Patricia, com frequência e vocês estão de parabéns!

    Desta forma, gostaria de saber se existem restrições quanto a meninas usarem bonés (de aba reta) ou mesmo qualquer pessoa.

    Bjs e obrigada (:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *