Hey! Você! Você Mesmo que está ai do outro lado do computador! Quer trabalhar no Qatar? Você tem 48 horas para assinar um contrato e me pagar uma modesta quantia referente ao seu visto e você realizará seu sonho de ter uma vida de sheike!

CORRA! É UMA CILADA BINO!

Uma leitora queridíssima entrou em contato comigo me contando que seu marido tinha recebido uma MA-RA-VI-LHO-SA oferta de emprego no país porém tinha que assinar o contrato em 48 horas.

Eu não achei estranho, as pessoas aqui são um pouco imediatistas, e, se eles entram em contato com você é porque vão te contratar com certeza, sem entrevista mesmo. É quase normal.

Algumas horas depois ela me avisa que infelizmente a oferta era um golpe e eles descobriram porque o negociador estava pedindo dinheiro para emissão de vistos e papeladas referentes a mudança. Ainda bem que eles desconfiaram e escaparam da fraude antes de efetivar o pagamento.

Ao que parece esse não é um golpe novo. Eu uma pesquisa rápida pelo google encontrei o caso de 100 portugueses que foram ludibriados com promessas de emprego e ótimo salários aqui no país e perderam cerca de 100 euros cada que pagaram, para o que seriam, as despesas com o visto de trabalho (notícia aqui).

resume-2-1616792

Ou seja, antes de aceitar uma proposta de emprego, verifique a autenticidade da proposta buscando saber sobre a idoneidade da empresa que a está oferecendo e, se a empresa for idônea se a pessoa que está entrando em contato é realmente vinculada a ela.

Existe na internet uma lista de empresas que mandam falsas propostas de empregos, você pode conferir clicando aqui.

Desconfie de propostas que fogem do padrão, procure profissionais da área que já trabalham aqui para saber mais informações sobre o mercado. Jamais pague taxas pelo processo seletivo, passagens aéreas ou vistos, se a proposta for real esses custos serão cobertos pela empresa.

Nem é preciso falar que você deve ler e analisar com cuidado qualquer documento antes de assinar e nunca é demais, falando de uma proposta no exterior, conhecer as leis trabalhistas.

Entre em contato com a Embaixada do Brasil no Qatar e tire todas as dúvidas que ainda houverem, eles são seu ponto de contato com o Brasil aqui em Doha e vão poder ajudar.

Claro que casos como esse são excessões, e se você receber uma proposta de uma empresa no Qatar e ela for verdadeira, agarre a oportunidade, arrume as malas e vem desbravar Doha comigo!

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

16 comments on “O Sonho que pode virar uma dor de cabeça – Falsas promessas de emprego no Qatar saiba como se prevenir.”

  1. Thais, muito obrigado pela atenção e simpatia. Com certeza estarei usando todas as dicas que você postou (e postará) até a minha viagem. Sucesso, mais e sempre. abç.

  2. O lá, li seu artigo, eu tenho interesse em ir trabalhar no Qatar, mas não tenho formação universitaria ainda, voce saberia me dizer se eles me contratariam mesmo assim? Qual o tipo de emprego que tem melhor demanda no Qatar para mulheres? Você já fala arabe? Ou é como em Dubai que todo mundo fala ingles?

    • Oi Ingrid! Aqui as mulheres trabalham em todas as áreas, é bem aberto nesse sentido. Eu não falo árabe, estou tentando aprender inglês hahaha O inglês aqui é falado em toda parte igual a Dubai. É possível arrumar emprego sem formação acadêmica entretanto eles valorizam a experiência isso porque aqui eles não tem muitos profissionais qualificados então não tem tempo para treinar uma pessoa inexperiente, precisam de alguém que dê conta do serviço rs Beijo Grande!!

  3. Ola thais boa noite eu gostaria de saber si eu teria uma orportunidade na area de conferencia de mercadorias pois trabalho numa rede de supermercados aqui e tambem estou fazendo um curso numa nova area q e agente de rampa
    de aeroporto e tambem vou fazer curso de ingles p o proximo ano eu tenho passaporte mas preciso renova vou aguarda resposta em quanto isso vou min organizando aqui pois quem sabe si um dia a porta ai si abrir pra mim obg pela sua atencao. ate mais. good nilht.

  4. Ola Thais,
    Recebi uma proposta de uma empresa de petróleo ai no Qatar! trocamos diversos e-mails , respondi questionários e foi enviado uma proposta, lógico, mega tentadora. Porém até agora não foi me pedido nenhum dinheiro,mas estou super receoso ainda sim.
    Procurei informações sobre a empresa porém só acho em seu site oficial.
    o Nome da empresa é Oceanic Drilling Qatar.
    o que voce acha?

    • Oi Lucas! Eu não conheço nenhuma empresa petrolífera aqui no Qatar e também não conheço ninguém que trabalhe nesta área. O que você pode fazer é entrar em contato por telefone com o RH deles e tirar todas as suas dúvidas, entre também em contato com a Embaixada do Brasil no Qatar eles com certeza serão mais qualificados para te responder do que eu.

      Geralmente quando eles não pedem dinheiro, pagam todas as suas despesas de passagem aérea e visto a proposta é idônea, mas eu não tenho com te dar certeza.

      Tem uma outra pessoa que entrou em contato com o blog sobre a mesma empresa. Talvez seria bom vocês conversarem.

      Grande abraço!

      • Bom dia,
        Eu enviei um e-mail para a embaixada brasileira ai no Qatar com as informações da empresa e o contrato que eles tinham me enviado.
        Eles me informaram que era Golpe, replique isso se puder, pois muitas pessoas podem estar caindo neste golpe por não ter o respaldo que eu tive.

  5. Oi, thais,

    Bom dia! Recebi uma proposta de emprego da empresa Skye oil and gas Catar para coordenador de logística. Você conhece esta empresa? A proposta é excelente, mas, como o custo de vida ai é alto fiquei com um pé atrás. Já respondi o questionário e eles me enviaram o contrato, li o mesmo e achei excelente. Porém, tem esta questão do custo de vida altíssimo no Catar. .Gostaria de saber a sua opinião.

    • Bom dia!

      Infelizmente essa proposta que você recebeu é falsa. a Empresa Sky Oil and Gas não existe e não é idônea. Se você tem interesse em trabalhar no Qatar procure um Head Hunter ou mande currículos para empresas mundialmente conhecidas.

      Sempre cheque a proposta junto a Embaixada Brasileira no Qatar.

      Grande abraço!

  6. Tive uma propôsta de trabalho para começar em agosto com.moradia tráns porte e salário q no Brasil seria 4500 achei pouco mas tem.caxinhas hora extra vou ter gasto só com.comida seria legal

    • Oi Eliana, os custos mais altos são realmente moradia e transporte. Isso sem falar da escola para as crianças. Se você vier sozinha esse valor, com todas as outras despesas cobertas, é ok. A experiência de morar fora em outra cultura vale muito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *