Com a crise que o Brasil está passando é natural que muita gente busque oportunidade de emprego fora. O Oriente Médio está no top 10 dos brasileiros que querem morar no exterior; o motivo: bons salários.

No imaginário popular, vir para essa região é sinônimo de riqueza, de luxo e de  muito ouro Ishalah! Acontece que por trás dos salários aparentemente gordos existe um alto custo de vida. Todas as vezes que recebo e-mails me perguntando se o salário é suficiente peço para a pessoa analizar a proposta e ver se estão inclusos os custos com a passagem anual para o Brasil, moradia, plano de saúde, custo do visto para a família imediata (mulher/marido/filhos) e educação, no caso de ter filhos, pois esses são os custos mais pesados.

Eu não sei de onde surgiu, mas há um boato na internet que no Qatar os salários são em média de 30 mil euros por mês. Esse valor equivale a mais de 100 mil na moeda local, eu ainda não conheci ninguém que ganhasse isso por mês, talvez eu não esteja me confraternizando com as pessoas certas. rs

Abaixo segue uma tabela da Qatar Statistics Authority com uma média dos salários pagos no país, cumpre lembrar que os salários aqui são diferentes dependendo da nacionalidade e sexo do empregado, ou seja,  asiáticos costumam ganhar menos, mulheres tem salários menores que os homens e assim por diante, podendo alguém ganhar mais ou menos do que o elencado.

Average-monthly-salary

É claro que esse salário cresce conforme são adicionados os benefícios. Se a empresa paga pela educação das  crianças pode-se adicionar pelo menos mais QR 50 mil anuais; se paga moradia pelo menos mais QR 72 mil anuais e assim por diante. É importante lembrar que é direito do trabalhador uma passagem para casa a cada dois anos, mas é de costume ser oferecido uma saída anual e é sempre bom negociar quanto a isso, pois a passagem aérea para o Brasil não é barata.

Saliento ainda que a tabela acima é uma média do setor. Na aviação, por exemplo um piloto ganha bem mais que um atendente de bordo que ganha mais que um funcionário do aeroporto etc.

Costumo dizer que para se viver de forma confortável porém sem luxo aqui no Qatar, um casal sem filhos precisa de uma renda total de no mínimo QR 228 mil  por ano, QR 19 mil por mês. Esse valor cobrirá o aluguel em uma apartamento de um ou dois quartos em um bairro simples mas não afastado do centro, transporte, alimentação e lazer.

Ir ao mercado foi algo que se provou caro. Tudo aqui é importado, carne, frango, frutas, legumes, cereais; um pé de alface pode custar Qr 22. Minhas compras de mês não saem a menos de QR1.500 e aqui em casa somos só eu, meu marido e um gato que mesmo gordinho não come tanto assim.

As áreas que mais contratam brasileiros é a aviação, engenharia e esportes, mas é claro que também temos gente na área de saúde, arte e educação. Pelo o que tenho acompanhado o ramo de hotelaria está começando a trazer pessoas do Brasil, hoje já somos mais de 2000 brasileiros vivendo e trabalhando no Qatar e esse número só está aumentando.

A melhor maneira de se conseguir emprego no país é aplicando on-line direto no site das empresas e também pelo linkedin contactando pessoas que já trabalham aqui na área do seu interesse; o inglês é essencial. Não se apaixone de cara ao receber uma proposta do Qatar,  é bom avaliar se ela é idônea, já recebi relatos de propostas falsas como já falei lá no meu blog.

Ao contrário do que muitos pensam é preciso um esforço extra para juntar dinheiro. Morando no meio do mundo e, estando quase sempre entediado da vida tranquila do Qatar, é muito tentador viajar, e com o calor, o lazer passa a ser ir ao shopping e, uma vez lá, compras acontecem. É preciso ter muito auto controle para não gastar demais.

Brinco sempre que a vida aqui é igual aquele jogo Monopoly (Banco Imobiliário), muito dinheiro, muita facilidade de crédito mas se dermos uma bobeirinha podemos acabar falidos e indo para prisão, sim aqui existe prisão por dívida hahaha

Publicado originalmente em: www.brasileiraspelomundo.com

Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

18 comments on “BPM – Média salarial no Qatar”

  1. Recebi um convite para trabalhar no Qatar, Doha. Mas devido a tantos golpes e loucuras que vemos por aí; queria a ajuda de vocês para investigar a realidade dos fatos e a veracidade da companhia da qual recebi o convite. A mesma chama-se Oceanic Drillig e após algumas trocas de e-mails e formulário de entrevista, confirmaram meu aceite e pediram que eu prepare tudo para coneçar ainda este ano. Poderiam verificar pra mim, por gentileza? Existe alguma chance de isso tudo se tratar de uma fraude?
    Um forte abraço e desde já muito obrigada!

    • Oi Priscila! Eu não conheço nenhuma empresa petrolífera aqui no Qatar e também não conheço ninguém que trabalhe nesta área. O que você pode fazer é entrar em contato por telefone com o RH deles e tirar todas as suas dúvidas, entre também em contato com a Embaixada do Brasil no Qatar eles com certeza serão mais qualificados para te responder do que eu.

      Geralmente quando eles não pedem dinheiro, pagam todas as suas despesas de passagem aérea e visto a proposta é idônea, mas eu não tenho com te dar certeza.

      Tem uma outra pessoa que entrou em contato com o blog sobre a mesma empresa. Talvez seria bom vocês conversarem.

      Grande abraço!

  2. Boa noite Thais, achei seu blog fuçando na aqui na rede, muito legal mesmo!!! Gostaria, por gentileza, de algumas orientações:
    Como são as oportunidades de emprego no Qatar, é como nos EUA onde vc chega trabalha no subemprego e ganha 100 dólares por dia?
    Se eu quiser me mudar praí com minha família, posso levar meu pet também?
    Com relação a negócios, o que o Qatar mais precisa atualmente? Fiquei sabendo que o rei do Qatar está precisando de empresas para se instalarem por aí por causa da copa do mundo em 2022 e também porque a população está pedindo melhorias em alguns setores como alimentação por exemplo.
    Preciso de visto pra entrar no Qatar? Tenho o passaporte da comunidade européia(Espanha), isso ajuda? Cordialmente, Victor.

    • Oi Victor! Fico feliz que você tenha gostado do meu blog!

      O Qatar tem muitas oportunidades de emprego desde que você venha regularizado. Para se trabalhar no Qatar você precisa ter um visto de emprego que só quem consegue junto ao governo é o seu empregador. Para buscar empregos na região procure uma agência legalizada, ou se inscreva diretamente nos sites das empresas daqui ( hotéis, qatar airways, qatar gás etc) ou ainda use o linkedin para fazer contato.

      Os subempregos aqui geralmente são feito pelos paquistaneses, indianos, bengalis, filipinos… Eles dão o visto de emprego de acordo com a nacionalidade. E, verdade seja dita, as leis trabalhistas não são muito boas para quem trabalha nessa área, aliás são bem severas.

      Eu não sei se procede essa informação sobre os EUA, porque não parece ser tão fácil assim, se fosse não teriam tantos americanos desempregados.. todos iriam pra subemprego pra ganhar 100 dólares por dia hehehe

      Se você quiser mudar pra cá com sua família sem pet é bem vindo, desde que esteja com as vacinas em dia e microchipado, só é possível resolver a situação do pet depois que já tiver o visto de residente no país.

      Com relação a negócios as empresas para se instalarem aqui precisam de um sócio qatari, ou seja, você não pode vir aqui e abrir um negócio se não tiver algum qatari te dando o suporte.

      Quanto ao visto, com passaporte espanhol, para visto de turismo (1 mês), você paga QR 100 no aeroporto quando você chega. Com o passaporte brasileiro tem que pedir com antecedência junto a empresa aérea, hotel ou agência de turismo.

      Espero ter te ajudado, grande abraço!

  3. Thaís , boa tarde , recebi um proposta de trabalho para o Qatar tentadora , e está tudo incluso , moradia , saúde , educação e passagens aéreas , sem incluir os benefícios o salário chega aos 20 mil dólares , se concretizar a parceira com este valor junto com os benefícios , da para viver bem …vou levar minha noiva …neste caso só nois dois … Tem algo a descrever referente a segurança do país pois com esses vizinhos ai , rola uma desconfiança …desde já obrigado .

    • Oi! Como conversamos anteriormente não existe salário assim no Qatar. Na verdade até existe mas só para profissões muito específicas. A proposta da empresa Sky Oil and gas é falsa. Busque sempre auxílio da Embaixada Brasileira no Qatar antes de aceitar qualquer proposta. Grande abraço!

  4. Thais, me disseram que o ramo de construção civil está predominando no Qatar. É verdade? Você acha que vale a pena sair do Brasil em busca de trabalho, na cara e coragem? Sabe me dizer alguma empresa que eu possa mandar o currículo?

    • Oi Nubia! Aqui tem muita construção e tem muitas empresas de construção também. Porém não é assim que se arruma emprego por aqui. Eu te aconselho a buscar um headhunter na sua área e profissionais do seu ramo no linkedin. Infelizmente não conheço nenhuma empresa neste ramo. Espero ter te ajudado. Grande abraço!

  5. Oi, Thaís! Tudo bem?

    Gostaria de tirar uma dúvida contigo 🙂
    Recebi uma proposta de headhunter para uma vaga na minha área de tax no Qatar ou Bahrain.
    Aparentemente, a empresa recrutadora é legítima kkkkkkkk o salário mensal de 14000 QAR (diz que equivale a €3,700), fora os benefícios.

    Essas informações procedem? Como são os salários aí?
    Sei que é muito maior que aqui no Brasil, mas o custo de vida aí também deve ser mais caro. Dá p viver bem com esse salário?

    Sobre a cultura, a maioria dos blogs que encontro de brasileiras no oriente médio são de mulheres que foram acompanhar seus amores.
    Você conhece brasileiras solteiras trabalhando por aí? Como é o estilo de vida?

    Obrigada! e Parabéns pelo Blog!

    • Oi Kamila!

      Eu conheço algumas brasileiras solteiras que trabalham aqui. Aeromoças, funcionárias de hotel, conheci uma arquiteta, acho que elas levam uma vida normal. A maioria divide acomodação com outras mulheres solteiras.

      Quanto ao salário, é um valor ok se você é solteira. Agora, se eles ainda vão te dar a mais pelo aluguel ai o valor fica bom rs. O mais caro aqui é a moradia e escola pras crianças.

      Eu não sei dizer sobre os valores da sua área, porque não conheço ninguém nesse campo de atuação, mas se você estiver em busca de novas experiências ou de uma experiência internacional pode vir.

      Espero ter te ajudado, grande abraço!

  6. Oi Thaís, sou engenheiro e estou com convite para trabalhar nos estádios da próxima Copa do Mundo de Futebol. Me dá umas dicas: que roupas eu devo levar de inicio daqui do Brasil, para os primeiros meses….os preços de roupas masculinas básicas como são?
    No geral como são os preços de gêneros alimentícios e de primeira necessidade?

  7. Thaís, minhas perguntas são irrelevantes quanto aos custos pois você deixou claro o assunto antes.
    Porém as perguntas do vestuário permanecem.
    Valeu o alerta sobre as ofertas de trabalho.

    Fique bem.

    • Oi Antônio! Aqui se usa roupas normais, a única regra é cobrir os ombros e os joelhos. Entre dezembro e março faz frio então pode trazer um casaco. Para a praia roupas discretas de preferência bermuda, ficar só de sunga pode chocar as pessoas… é isso ai! Se precisar de mais alguma coisa é só falar.

      Grande abraço!

  8. Olá gostaria de uma ajuda mesmo meu esposo está em Doha no catar a oito meses e ainda não arrumou um trabalho bom ele e americano eu sou brasileira ele é formado em marketing ,e jogou basquete no Brasil hoje ele também é treinador de basquete gostaria de uma ajuda o que devemos fazer se tem um dica não aguentamos mais mais de saudades dele eu e meu filho

    • Oi Adriana. Infelizmente não conheço ninguém na área de esportes para indicar. Se ele está há 8 meses no país com certeza já buscou trabalho junto aos clubes e também no Aspire Centro esportivo e academias. Se ele ainda não fez, talvez seja legal ver nas escolas. As escolas tem sempre atividades extra curriculares e pode ser que aceitem um treinador de basquete.

      Se você também tivesse passaporte americano poderia ficar com ele, com o passaporte brasileiro, neste momento, você só pode ir como turista e ficar por um mês.

      Boa sorte pro seu marido e que tudo se resolva logo pra matar a saudade!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *