Conheci a Rogéria através da queridíssima Érika Bechara. A Rogéria, assim como a Érika, é guia turística e tem as melhores dicas para dar sobre Dubai! Quando eu falo que vir morar aqui é uma chance de se reinventar não é brincadeira, antes de ser guia a Rogéria foi fisioterapeuta por 20 anos!

Ela desenvolve um trabalho super bacana apresentando os pontos turísticos dos Emirados Árabes para turistas brasileiros, ou não, e conta com a parceria de uma fotógrafa para registrar os momentos especiais, para conhecer mais sobre esse trabalho clique aqui.
Uma pena não ter conhecido a Rogéria quando eu estive em Dubai, tenho certeza que nós duas íamos nos divertir muito, mas outra certeza que eu tenho é que oportunidades não faltarão já que pretendo ir mais vezes a Dubai ainda mais agora com uma guia como amiga!
Para quem não quiser perder nenhuma paisagem de Dubai e nenhuma dica da Rogéria eu recomendo que sigam o perfil dela no Instagram o @Rogeriaguiadubai além de poderem entrar em contato diretamente com ela pelo e-mail rogeriaguiadubai@gmail.com.
Sem mais delongas deixo com vocês a entrevista que a Rogéria deu para o DesbravaDoha!
rogeria4
1- Porque você foi morar nos Emirados Árabes?
Vim morar nos Emirados Árabes Unidos/DUBAI por conta do trabalho do meu marido, ele é piloto comercial e trabalhava na VARIG. Com a crise em 2006 começamos a procurar por novos empregos e mudamos naquele ano para a China, onde moramos por 4 anos. Em 2010 surgiu uma oportunidade aqui em Dubai e mudamos para cá.
2- Há quanto tempo você mora em Dubai?
 Moramos em Dubai há 5 anos, desde 2010.
3- Qual é o seu lugar preferido ?
Falar em lugar preferido aqui em Dubai é difícil… são tantos lugares maravilhosos!! O deserto por exemplo eu amo… ainda tem as praias, os parques, os hotéis incríveis…. Mas costumo falar que se uma pessoa vem para cá e só tem algumas horas para aproveitar,  um lugar imperdível é o SOUK MADINAT JUMEIRAH!!! É a famosa “Veneza das Arábias”. É um complexo com 3 hotéis, um shopping que imita uma cidade árabe antiga, com os seus “souks” (mercados), além de uma infinidade de restaurantes à beira de um canal de água do mar!!! Lindo demais!!!
4- Deixe uma dica dos passeios imperdíveis!
Sobre passeios imperdíveis: Sem dúvida um safari no deserto não pode faltar na lista dos imperdíveis!! Trata-se de um rally nas dunas que finaliza num jantar no meio do deserto. As tendas são montadas em acampamentos que relembram a vida dos famosos nômades que por aqui habitavam/circulavam: os Beduínos!! Além do safari, considero imperdível um passeio de barco saindo de Dubai Marina. Claro que não poderia deixar de fora uma visita aos belos e famosos pontos turísticos de Dubai: a Palm Jumeirah (a ilha em forma de palmeira), o Burj al Arab, a “dança das águas” no Dubai Mall e a parte antiga de Dubai que é uma relíquia com construções de séculos atrás totalmente restauradas.
rogeria3
5- O que Dubai te ensinou?
O que Dubai me ensinou?? Muitas coisas!! Dubai é uma cidade multi cultural onde mais de 80 por cento da população é estrangeira, vinda dos quatro cantos do mundo. Isso nos ensina a conhecer, conviver e respeitar a verdadeira diversidade!! Na minha casa por exemplo é comum ter amigos dos meus filhos no final de semana de 3 ou 4 países diferentes, uma verdadeira “Torre de Babel”!! Sem falar na parte religiosa.. vou dar um exemplo ainda na  minha casa: somos católicos, moramos num país muçulmano e minha empregada é Budista e faz oferendas e reza para Budha todos os dias na sala. Já tive um jardineiro Muçulmano que rezava no meu jardim quando estava no horário da reza…. e a convivência sempre foi e será pontuada na tolerância e Respeito.
6- Como Dubai mudou a sua vida?
Sobre como Dubai mudo minha vida: Vou ser honesta com você. Como comentei anteriormente, morei na China por 4 anos e isso sim foi um grande desafio. A cultura muito diferente da nossa, além de ser minha primeira experiência morando fora do país. Quando cheguei em Dubai foi como se tivesse voltado para casa, tudo muito tranquilo, me senti numa cultura bem mais próxima da nossa, uma vez que já nos sentimos “cidadãos do mundo”!!
7- Qual a parte mais difícil de viver em um país do Oriente Médio?
Vou falar para você do fundo do meu coração e sem demagogia, não é nada difícil morar nos Emirados!! É um país seguro, correto, onde as leis são claras e somos respeitados. Onde podemos sair na rua usando jóias, andar de carro com vidro aberto, os filhos andam de bicicleta  e tudo isso com toda a segurança. Seguindo as regras do país (e todos os países tem as suas) todos podem viver aqui muito bem.
rogeria2
8- Você tem vontade de conhecer outros lugares do Oriente Médio? O Qatar está na sua lista?
Tenho muita vontade de conhecer vários lugares aqui no Oriente Médio sim!! O QATAR com certeza está na minha lista. Tenho vários amigos morando lá, em especial a minha amiga e colega de profissão ÉRIKA, a @guiadoha. Aliás, vcs já conhecem o instagram dela?? MARAVILHOSO!!! Cheio de dicas, fotos e muito mais!! Corram lá!! 😀
9- Como surgiu a ideia de criar a sua conta no Intagram para contar suas aventuras?
A idéia de criar a minha conta no instagram, o @rogeriaguiadubai surgiu com a minha “nova” profissão: guia de turismo!! Falo “nova” pois sou formada em fisioterapia e atuei por mais de 20 anos.  No meu segundo ano em Dubai (2011) fiz o curso de guia, me apaixonei perdidamente, comecei a trabalhar e não parei mais!! A idéia básica portanto é divulgar Dubai e mostrar um pouco como é o meu trabalho de guia, ou seja, compartilhar com todos o que Dubai tem de melhor!!
10- Deixe um recado para os Desbravadores
Um recado para os desbravadores: Vou citar uma frase famosa do meu querido conterrâneo, Mário Quintana: “viajar é mudar a roupa da ALMA”!! Isso resume tudo o que eu gostaria de falar para os DESBRAVADORES!!! Grande abraço para todos!!!
rogeria 1
Thaís já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária. Mora no Qatar e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

4 comments on “A grandiosa Dubai, o tesouro dos Emirados Árabes por Rogéria Fincato”

  1. Gostei muito da reportagem, sensacional! Objetiva e muito esclarecedora. Estive em Dubai em fevereiro desse ano e apesar de não ter feito nenhum passeio e nem tido a oportunidade de conhecer a Rogeria pessoalmente, ela me ajudou em tudo e sempre com muito entusiasmo, características de um verdadeira profissional. Pra ela eu “tiro o meu chapéu” rsrs
    @mimiedeopelomundo

  2. Dubai um pais encrivel e as obras exentricas muito lindas espero um dia eu poder estar la junto com esse povo que tem tanta disposicao para fazer tanta coisa linda e maravilhosa. Acho muito ridiculo,essa tentativa de ridicularizar todos os lugares dos planetas,e compara-los com os Estados Unidos,comparar Dubai com Las Vegas,como se para ser divertido,precisaria ter Elvis.

  3. Olá estive em Dubai em setembro de 2016. Me encantei com o que e curiosa pelo que não foi possível conhecer.É uma cidade linda cuidada, acolhedora e hospitaleira. Quero voltar. Jantei no deserto e fiquei emocionada, quase chorei. Será que vivi no passado por lá. Tive uma sensação difícil de explicar. Os jardins não estavam abertos. A limpeza e a segurança mais um fator que me levam a voltar. E como citei anteriormente a beleza do lugar e a cortesia das pessoas com as quais convivi.Quanto aos jardins irei em data que são abertos ao público. Um grande abraço a esse povo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *