_DSC6803

Thaís Cunha já foi atriz de teatro amador, bailarina torta, advogada e professora universitária e desde que chegou a Doha, depois de 18 horas de viagem, se descobriu desbravadora. Como uma boa capricorniana não se acostumou bem à mudança, entretanto isso não foi obstáculo para que abrisse seu coração para viver uma nova aventura diferente de tudo que já viveu antes. Aos poucos Doha ganhou seu coração a ponto de sentir o desejo pulsante de dividir com o mundo o que este lugar tem a oferecer.

26 comments on “Sobre”

  1. Olá Thaís, achei seu blog “fuçando” na internet e simplesmente adorei!!! Eu e meu marido estamos de mudança pra Doha em maio de 2015 e fiquei muito feliz com várias coisas que descobri por aqui! Claro que não imagino que seja tudo perfeito, mas acredito que nossa vida poderá ser melhor aí, do que aqui no Brasil. Sou de Brasília. Parabéns pelo blog e continue sempre postando novidades.. Estarei todo dia aqui acompanhando tudo e tentando ler os posts passados.. Nos conte como está o “clima” ai com todo esse falatório de guerra e que o Qatar está financiando o Estado Islâmico?! A turma que está com data pra ir (uns 12 brasileiros) estão em pânico com tudo isso! Outra coisa.. como são as condições para nós estudarmos por ai? Sabe alguma coisa sobre isso? E quanto a aprender o inglês, morando aí é mais fácil? Tenho o básico e estou correndo atras de uma escola por aqui, mas o tempo já está curto. Novamente, parabéns pelo blog! Genial, nome e conteúdo! Beijos, Carol!

    • Oi Carol! Que bom que você gostou do blog! Comecei a pouco tempo e minha motivação sempre foi ajudar as pessoas que estão com as malas prontas para vir para o Qatar. Não deixa de me avisar quando você chegar. Vamos marcar de fazer alguma coisa, posso te levar pra passear rs. Não deixe de indicar o blog para as outras pessoas que estão vindo e também para seus amigos e familiares que querem saber onde você vai se meter! hahaha
      Olha, quanto a guerra a verdade é que aqui no Qatar é como se ela não existisse. Ninguém toca no assunto, nas ruas está tudo na mais perfeita normalidade. O que fiquei sabendo é que o Qatar está apoiando a Jordânia junto com EUA, até porque a maior base militar no oriente médio dos EUA é aqui. Quanto a aprender inglês eu sugiro que você aprenda o básico ai e deixe para fazer o curso por aqui que tem escolas bem conceituadas mundialmente. Quanto a universidades para ingressar não precisa de um inglês perfeito, mas da sua qatar ID em dia. Os preços são bem salgados, mas se você está disposta a investir vale a pena. Ah! Se você tiver facebook acha a nossa página lá, todo dia eu posto alguma besteirinha =) Obrigada pelo carinho, esse feedback é muito importante pra mim, me motiva a fazer sempre mais e melhor!

    • Oi Liza! Estou morando em Doha desde janeiro e meu marido desde novembro do ano passado. Nunca ouvi nenhum comentário de ataque terrorista e pelo que eu leio das notícias aqui acho bem improvável que algum ataque aconteça no Qatar. Aqui tem a maior base militar americana do Oriente Médio sem contar que onde tem petróleo e gás não tem guerra, não vale a pena, eles aprenderam com a guerra do Kuwait nos anos 90. Quanto aos alugueres esses são um pouco salgados, acho que é a única coisa realmente cara nesse país. Já a alimentação é barata, pra ter uma ideia o lanche do Mc Donald’s aqui custa a metade do preço do lanche no Brasil. =)

  2. Oi Thaís! Vi agora seu post no grupo dos Brasileiros no Qatar e vim conferir o Blog. Achei bem legal! Muito útil, inclusive.
    Moro em Doha há dois anos, sou brasileira. Mas venho de Portugal onde vivi por oito anos e tenho casa 🙂
    Tenho um Blog também, mas é sobre muitas coisas, principalmente sobre a Vida! Mas por viver aqui e ser bem diferente, é claro que acabo por ter muitas cronicas sobre o Qatar. Dá uma olhada 😉 Abraço e sucesso!

  3. Oi Liza!
    Meu marido e eu ao voltar de Pequim faremos um pequeno e breve “stop” de apenas 8 horas em Doha. Tentamos um “stop” maior pra q pudéssemos conhecer um pouquinho da cidade. Mesmo sabendo q a viagem é muito longa, a parada não vai ser pra descansar… Assim te pergunto: é possível fazer um tour, à noite, pela cidade, usando um taxi ou outro serviço de carro/ Van? A Qatar, empresa aérea vai fazer o nosso traslado até a um hotel, mas pretendemos sair . Sei que esse passeio à noite seria apenas uma ” degustação”, mas será a única oportunidade q teremos de conhecer brevemente essa intrigante cidade. Antecipadamente te agradeço a gentileza de sua resposta.

    • Oi Mariana! 8 hrs realmente é bem pouquinho mas dá pra dar uma volta pelo Corniche, ver a Skyline de west Bay e dar uma volta no Souq Waquif (mercado tradicional qatari). Algumas lojas no Souq ficam abertas até as 2 da manhã, assim como os bares dos hotéis. Não existe esse serviço de tour a noite, mas se você quiser posso te passar o telefone de um motorista de confiança que pode te levar a esses lugares sem cobrar muito caro. Espero que surjam outras oportunidades para que você conheça Doha com mais calma! Grande abraço!

      • Cara Liza, somente hoje vi sua resposta! Estava louca pra ver suas sugestoes e somente hoje… Bem, vamos partir de SP para Toquio, pela Qatar, dia 19 de abril e faremos o pit stop em DOHA de 23:00 as 7:20 horas. Considerando os tramites de desembarque e outros, como tambem o embarque para Toquio, acredito que termos apenas 4 horas, na madrugada para degustarmos um pouco de sua cidade. Acho q da, ne? Assim, gostaria q vc nos indicasse o seu motorista de taxi, de sua confianca, para nos levar aos principais pontos turisticos, bem como o preco q ele nos vai cobrar. Resta lhe perguntar se esse passeio a noite e inseguro, se pode levar alguma inseguranca para nos e se o motorista fala ingles (ou portugues?). Fico aguardando e juro q verei sua tao esperada resposta. Abraco!

        • Oi Mariana! Como eu te disse tudo aqui fecha ás 2 da manhã, exceto por um restaurante no Souq Waquif que é 24 horas. Acho que em duas horas você consegue dar uma volta e parar para fotos em alguns pontos turísticos! O motorista que vou te indicar fala inglês e cobra 20 dólares pelo passeio. Vou te passar o telefone dele por e-mail, ele usa whatsapp então acredito que será bem fácil a comunicação de vocês. Fica tranquila que aqui é super seguro!! Independente da hora, a tranquilidade reina!!

          Beijo grande e boa viagem!!

  4. Ola Thais, moro em Abu Dhabi ja ha 18 meses e talvez meu marido seja transferido para Doha. Tenho duas perguntas, porque de resto acho q esta bem parecido com os Emirados. A parte mais dificil de viver nos emirados, e a vida social, por mais q existem mtos brasileiros, achei que poucos unidos, sinto falta da socializacao c brasileiros por la, como e por aqui? Outra coisa , vi que contou sobre o seu visto, aqui pode entrar como turista e esperar o visto de residente dentro do pais?agradeco desde ja pela sua atencao, abs

    • Oi Flávia! Aqui os brasileiros estão começando a se organizar e já tivemos alguns encontros de mulheres, uma festa do dia da independência organizada pela embaixada e duas festas para crianças na embaixada organizadas pela própria comunidade. O negócio é achar teu grupo. Porque por mais que sejamos todos brasileiros temos nossas diferenças né!? Eu, graças a Deus consegui fazer bons amigos brasileiros por aqui e a lista sempre aumenta. Quanto ao visto, eu tive que entrar como turista e ai consegui transferir, mas já soube de casos de pessoas que tiveram que voltar para o Brasil porque o visto de turista venceu e não conseguiu renovação até a saída do visto permanente. Enfim, é de caso pra caso. Assim que você chegar me avisa assim podemos marcar um café!! Beijo grande!

  5. Olá Thaís!

    Encontrei o teu blog enquanto procurava na Internet coisas sobre a vida em Doha, Qatar. Eu sou uma portuguesa, com 20 anos. Tou a tirar uma licenciatura da área da comunicação e da multimédia! 🙂 acabo no próximo ano! Sempre quis emigrar e não por opção mas sim porque nao quero ficar uma vida no mesmo sitio.. O médio oriente, principalmente os países que tem crescido tanto nos últimos anos interessam-me: qatar, dubai, bahrein, etc. Tenho andado a pesquisar bastante pois gostava de acabar o curso, juntar algum dinheiro e ir embora a minha expriência seja apenas em trabalhos práticos académicos mas com certeza estas informada do periodo complicado que Portugal atravessa. Acho as tuas informações bastante uteis..será que me podias dizer dizer se essa é uma boa área aí no Qatar?! E já vi que os brasileiros são uma comunidade bastante aceite por aí. Entao e os portugueses? É claro que isto é uma ideia apenas (sonhar nao faz mal..) e desculpa este texto tão grande e fraco de acentos pois tou num computador com a tecla do acento estragada.
    Obrigada e votos de sucesso para ti!
    Beijo grande!

    • Oi Catarina!! Fico feliz do meu blog ter alcançado você ai em Portugal!! Meu marido trabalha justamente nessa área, e vou te dizer, o mercado não é muito grande aqui no Qatar. Em Dubai é maior, então acredito que tenham mais opções na área. Eu conheci alguns portugueses que moram aqui, é sempre bom esbarrar com alguém que fala a nossa língua! A veterinária do meu gato é portuguesa inclusive. Acho que os europeus em geral são muito bem quistos por aqui, até um pouco mais que os brasileiros! Bom, talvez essa tenha sido só uma impressão, quando você vier, você me diz se estou certa. A dica que te dou é enviar seu portfólio pelo linkedin para os responsáveis em contratação daqui. Foi assim que viemos pra cá! Que bom que gostou das minhas informações!! Beijo grande e pode contar comigo!!

      • Obrigada Thais, do fundo do coração!! Tenho um portfolio (na nossa área é obrigatorio!!) e vou tratar de actualizar. Obrigada pelas dicas! A sério. Daqui a um ano e meio/dois espero dar-te novidades eheh beijo e muita sorte!

  6. Olá, Thais!

    Estou avaliando uma proposta de emprego para o Qatar e seu blog me tem sido muito útil! Obrigado mesmo.

    Lendo os posts, vi que seu marido é publicitário como eu. Por isso, gostaria de saber um pouco mais sobre como é o mercado aí, o esquema de trabalho nas agências…

    Isso e como é ir com uma criança para aí. Tenho uma filha de 4 anos (faz 5 em outubro) e essa é uma grande preocupação para nós!

    Mais uma vez, obrigado,

    Rogério

    • Oi Rogério! Mais um brasileiro para o time dos publicitários, que bom! Quanto a vir com uma criança, a única dica que eu dou é conferir se a empresa paga a escola porque essa é a maior despesa que você terá com ela aqui. No mais é tudo tranquilo, aqui é um bom lugar de se criar um filho, sem violência, com bastante parques e muuuuitas outras crianças para ela brincar. Sem contar que seria uma oportunidade da sua filha aprender um novo idioma de forma natural, geralmente as escolas ensinam inglês, francês e árabe e dependendo da desenvoltura dela, ela pode chegar a ficar fluente nas três! Fico muito feliz que o blog está te ajudando! Qualquer coisa é só chamar aqui! Grande abraço!

  7. Olá Thais. Os meus Parabéns pelo Blog. Não sei se me poderias ajudar em algumas dúvidas que tenho sff.
    Sou o Bruno de Portugal (Lisboa) , tenho 25 anos e sou licenciado em Direito. Tenho feito umas pesquisas dos países que têm um bom salário mensal e verifiquei que em Doha apareceu que o salário mensal anda por volta dos 30 000 euros. Isto é verdade ?
    A minha ideia seria arranjar um trabalho em Doha para poder juntar dinheiro e voltar um dia.
    Esta ideia é possível tendo em conta o custo de vida aí que também deve ser alto ?
    Obrigado pela atenção.
    Cumprimentos
    Bruno

    • Oi Bruno! Fico feliz em saber que meu blog também está sendo acessado de Portugal! Olha, 30 mil euros é o equivalente a mais de 120 mil na moeda local. Ainda não conheci ninguém que recebesse esse valor por mês. Em nossa área ( direito ) eles dão preferência para quem fala árabe ou pessoas que sejam da Inglaterra ou Estados Unidos, eu não sei bem o porquê disso, mas essa é a dificuldade que esbarro aqui na hora de buscar um trabalho. O custo de vida aqui é bem alto, não é tão fácil juntar dinheiro quanto parece. Espero ter te ajudado. Grande abraço!

  8. Oi boa tarde Thaís, vi seu blog, sou brasileiro e
    estou na Espanha estudando doutorado.

    recebi proposta para trabalho em Doha, pergunto qual é a despesas média por pessoa ao mês.

    e as universidades são boas?

    • Oi Daniel!

      A maioria das universidades aqui são americanas ou britânicas. São boas. Têm as locais também mas nessas a maioria dos cursos são em árabe. Um valor para um casal vir tranquilo para cá é de 20 mil Qatari Ryal. Não paga grandes luxos mas garante uma vida normal. Espero ter te ajudado. Grande abraço.

  9. Olá Thaís, muito bom o seu espaço virtual, parabéns !! Se possível queria tirar uma dúvida com você. Meu voo chegará em Doha às 01:05 da manhã vindo de Veneza e às 08:25 e meu bilhete não dá direito ao hotel. Você acha que neste período daria para fazer um tour mesmo que somente dentro do carro para tirar algumas fotos e dar uma passeada na cidade ? agradeço, João

    • Oi João! Para fazer esse tour de dentro do carro você precisaria pagar pelo visto de entrada, que se você não tiver passaporte europeu deve ser pedido com antecedência. A essa hora tudo está fechado, até as baladas acabam as 2 da manhã. Talvez seja mais jogo você dormir no hotel do aeroporto e visitar Doha com mais calma. Fico feliz que você tenha gostado do blog!
      Grande abraço!

  10. BOA NOITE THAIS! IREMOS VIAJAR PARA DOHA . CHEGAREMOS NO DIA 04/03/2017 . QUEREMOS UM GUIA BRASILEIRO, GOSTARIA DE SABER COM FICA . E VOLTAREMOS NO DIA 07/03/2017.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *